II Concurso de Moda Inclusiva premia melhores looks para pessoas com deficiência

Jovens estilistas e modelos apresentam seus trabalhos no Museu da Língua Portuguesa

seg, 07/06/2010 - 13h24 | Do Portal do Governo

(Atualizado 08/06 às 10h)

Em meio às semanas de moda do Rio de Janeiro e São Paulo, o Governo do Estado promoveu, pelo segundo ano consecutivo, o Concurso de Moda Inclusiva para pessoas com deficiência. Na segunda-feira, 7, no Museu da Língua Portuguesa, foi realizado um desfile com os melhores looks, criados por jovens estilistas. Os três melhores trabalhos foram premiados pelo governador Alberto Goldman.

“A acessibilidade não era comum há 10 anos. Hoje em dia, quando eu vou a inaugurações de obras, escolas e hospitais, as pessoas sempre falam da acessibilidade que agora existe nesses locais. Então, agora todo mundo fala sobre acessibilidade. As pessoas (com deficiência) são ativas na sociedade, têm uma vida”, declarou o governador após as premiações.

Na passarela, modelos com deficiência desfilaram roupas que unem estilo, praticidade e conforto.  “Nestes dias, em que a cidade estará respirando moda, é muito oportuno fazermos um evento desta proporção tendo as pessoas com deficiência como protagonistas. O concurso é uma forma de contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Nesta segunda edição, o Concurso Moda Inclusiva recebeu croquis de jovens estilistas de cursos técnicos e universitários de todo o Estado. Foram selecionados 20 trabalhos, que receberam apoio para a confecção das roupas. Os três melhores e mais funcionais receberão prêmios da Vicunha Têxtil, e para o primeiro colocado será dado um estágio remunerado na empresa. O projeto também é apoiado pelo Pense Moda, Rede Globo, Museu da Língua Portuguesa, Vax Barcelona, Virgem Maria e Rede Lucy Montoro.

Histórico

O Brasil tem, hoje, cerca de 29 milhões de pessoas com deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse contingente ultrapassa 5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Há um mercado potencial enorme de produtos e serviços que possam atender as demandas especificas desse segmento.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência