II Campeonato de Basquetebol reúne mais de 500 internos

Ribeirão Preto derrotou Casa Franca e avançou para as quartas-de-final da competição

sex, 11/04/2008 - 20h55 | Do Portal do Governo

A unidade de Ribeirão Preto quer se tornar o principal destaque esportivo da Fundação Casa. Depois de sagrarem-se campeões da quarta edição da Copa da Casa, os jovens de Ribeirão agora querem ficar com o título do II Torneio de Basquetebol, iniciado nesta semana.

Esta caminhada teve início na última quarta-feira, 9, quando os jovens ribeirão-pretanos foram até Araraquara e venceram a primeira etapa do campeonato. Com o resultado, eles se classificaram para as quartas-de-final.

A abertura da competição foi realizada no Sesc-Araraquara. Participaram desta rodada, cerca de 70 adolescentes das unidades Ribeirão Preto, Rio Pardo (ambas de Ribeirão Preto), Sertãozinho, São José do Rio Preto, Casa Mirassol, Casa Franca e Araraquara. As equipes foram divididas em dois grupos (A e B).

A partida final da primeira etapa contou com o time de Ribeirão Preto, vencedor do grupo A, que derrotou o Casa Franca (ganhador do Grupo B) por 27 a 8, e avançou na competição. Ribeirão teve que jogar três partidas – venceu duas e perdeu uma.

Para a técnica da equipe, Adriana Renata, os jovens tiveram algumas dificuldades, mas conseguiram superar os deslizes. “Eles venceram a primeira partida porque jogaram muito. Já na segunda, deram bobeira e perderam o jogo”, disse a técnica. “Na final eles se superaram, entraram inspirados em quadra e conseguiram a classificação”.

Os jogos

Ao todo, foram disputadas sete partidas: Ribeirão Preto 22 x 4 Sertãozinho; Mirassol 9 x 7 Grande Lagos; Sertãozinho 12 x 10 Araraquara; Casa Franca 14 x 13 Rio Pardo; Araraquara 15 x 11 Ribeirão Preto; Franca 10 x 7 Mirassol; Ribeirão Preto 27 x 8 Franca.

II Campeonato de Basquete

Neste ano, o II Torneio Estadual de Basquetebol contará com 54 unidades inscritas – 51 masculinas e três femininas. São, ao todo, 540 atletas. Além de Araraquara, as etapas serão realizadas em Votorantim, Araçatuba, Bauru, Campinas, Praia Grande, Capital e Grande São Paulo.

Segundo o diretor de esporte da Fundação Casa, Carlos Alberto Robles, o II Campeonato de Basquetebol tem como objetivo favorecer a participação efetiva dos jovens nas práticas desportivas dentro das unidades. “A Fundação Casa aposta no esporte, desta vez o basquete, para tentar reinserir os jovens na sociedade”.

A competição masculina será disputada em três fases. A primeira será a fase regional classificatória. Os vencedores passam para segunda, que já são as quartas-de-final. A terceira será composta pela semifinal e final, entre as quatro melhores equipes classificadas – duas do interior e duas da capital.

Já a competição feminina começa a ser disputada no próximo dia 25 de abril, entre as unidades da Mooca, Parada de Taipas e Cerqueira César. Foi dividida em duas fases. A primeira também será classificatória. Na segunda, acontece a final entre as duas melhores equipes.