Travessia Iguape/Juréia, no Vale do Ribeira, recebe ferryboat reformado

Nova embarcação vai ampliar a capacidade operacional de 72 para 126 veículos por hora, em cada sentido

qua, 18/01/2017 - 14h39 | Do Portal do Governo

Os usuários da travessia Iguape/Juréia, no Vale do Ribeira, acabam de receber um ferryboat totalmente reformado. O FB-13 recebeu um investimento de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado. Com a chegada da balsa, a capacidade operacional da travessia passa de 72 para 126 veículos por hora, em cada sentido.

Toda a estrutura foi remodelada, as chapas de aço foram substituídas, além da troca dos equipamentos de salvatagem e a implantação de um novo visual: o antigo amarelo deu lugar ao branco, com grafismos em azul e cinza. O FB-13, com capacidade para transportar até 54 veículos e 765 passageiros por hora em cada sentido, é equipado com dois motores de 250 HP cada um.

Essa é a décima-terceira embarcação totalmente remodelada e entregue desde o início de 2016. Em janeiro do ano passado, a lancha Valongo I voltou a operar na Travessia Cananéia/Ariri. No início de março, a Travessia Cananéia/Ilha Comprida recebeu os ferryboats FB-16 e FB-Bacharel. No mês de abril, foi a vez dos FB-19 e FB-15 chegarem à Travessia Santos/Guarujá.

Em maio, os usuários da Travessia Santos/Vicente de Carvalho receberam a lancha Paicará, a maior da frota, com capacidade para 728 passageiros, enquanto os usuários da Travessia São Sebastião / Ilhabela contaram com o retorno do FB-Valda II.

Em outubro, a Travessia Iguape/Juréia também foi reforçada com a entrega do FB-Ribeira. Em novembro foi concluída a reforma do FB-17, entregue em Santos/Guarujá. E por fim, no mês de dezembro, foram entregues três embarcações: lancha Itapema I, para a Travessia Santos/Vicente de Carvalho, FB-29, para a Travessia São Sebastião/Ilhabela, e FB-14, para a Travessia Guarujá/Bertioga.

As 13 embarcações reformadas somam o investimento de R$ 26,8 milhões, que faz parte do Programa de Modernização das Travessias Litorâneas, iniciado em 2011. Desde então, o Governo Paulista aplicou mais de R$ 270 milhões, o que resultou num aumento de 30% na capacidade operacional do sistema.