Iguape traz o evento Revelando São Paulo neste feriado

Confira a programação do festival, que destaca a culinária, o artesanato e a cultura popular da região do Vale do Ribeira

qua, 25/05/2016 - 17h05 | Do Portal do Governo

O município de Iguape, conhecido por ser uma das cidades mais antigas do Brasil, recebe – de 25 a 29 de maio – o evento Revelando São Paulo Vale do Ribeira. Entre os casarões da cidade histórica e a beleza natural do Rio Ribeira, o município resgata o encontro da identidade Paulista, marcada pelo Patrimônio Cultural Vivo representado pelas vivências caiçaras, caipiras e tropeiras. O Festival é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Organização Social Abaçaí Cultura e Arte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Iguape.

Virada Cultural Paulista continua neste fim de semana; Confira a programação

O palmeado do Fandango, o Encontro de Bonecões do Vale e o cortejo do Boi Tatá, elementos marcantes da cultura do Vale do Ribeira, dividem o Centro de Eventos Prefeito Casemiro Teixeira com manifestações de todo o Estado, como o Congado Paulista, as Violas Caipiras e a noite de São João.

Conhecido como o festival dos sabores, a 13ª edição do Revelando Vale do Ribeira destaca a culinária caiçara. Um exemplo é o peixe espalmado, um filé sem espinha, defumado e salgado na fumaça do fogão a lenha. O prato é tradicional de Cananéia, cidade que também traz uma das grandes atrações do Vale: a cataia, cachaça consagrada como o “Whiskey de pescador”.

Quem estiver em Iguape para aproveitar o feriado de Corpus Christi também vai vivenciar o artesanato. No trabalho minucioso, as peças ganham beleza, encantamento e contam a trajetória de tradicionalidade de uma comunidade ou região, definindo culturas por meio de peças feitas de cerâmica, palha de milho, barro ou argila, fibra de bananeira. Bordados, tricô, crochê, trabalhos em tear, arte em ferro e madeira completam a “Mostra da Expressão”, que combina arte e utilidade cotidiana.

Em seu oitavo ano consecutivo, a romaria fluvial “Dádiva das Águas” conta com barcos das comunidades caiçaras, que percorrem parte do Rio Ribeira. A romaria celebra os bens naturais, culturais e espirituais da região e do Lagamar, passando por vários portos.

Do sagrado ao profano, o carnaval da região chega para uma folia fora de época puxada pelo Boitatá e sua bateria. Criado em 1981, o bloco do Boitatá leva uma multidão de turistas e caiçaras em seus desfiles e suas marchinhas autorais.

Para o palco do evento são esperadas mais de 100 apresentações artísticas e musicais, como o encontro de bandas e fanfarras, que reúne a sonoridade de instrumentistas com repertório que vai do erudito ao popular.

A programação acontece das 9h às 22h e contribui para a manutenção e salvaguarda da cultura imaterial do Estado de São Paulo. Confira a programação completa do festival aqui: www.revelandosaopaulo.org.br.

Do Portal do Governo do Estado