IEA promove palestra sobre soja, sustentabilidade e preservação no bioma Amazônia

A palestra acontece no auditório do Instituto da Água Funda, na capital

dom, 26/06/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Soja Plus é um programa de desenvolvimento sustentável que tem o objetivo de promover e fomentar a gestão econômica, social e ambiental nas propriedades rurais e nos outros elos da cadeia de produção, de maneira a garantir a melhoria contínua dos processos produtivos, bem como a transformação e a comercialização da soja. Já o “Pacto da moratória da soja” visa conciliar o desenvolvimento econômico e a preservação socioambiental no Bioma Amazônia.

O palestrante vai apresentar o cronograma de atividades em 2011 do Programa Soja Plus, que abrange realização de seminário, formalização de convênios e parcerias, produção e distribuição de material técnico de apoio e ferramentas de gestão, cursos de formação de agentes multiplicadores (técnicos e estudantes), cursos de capacitação de produtores e trabalhadores, dias de campo, acompanhamento de indicadores de desempenho no âmbito das propriedades e encontro anual dos participantes.

Bernardo vai mostrar ainda que o Pacto Moratória da Soja prevê compromisso de não comercializar soja de áreas desmatadas no Bioma Amazônia. Teve início em julho de 2006 e foi renovado em julho de 2010. Entre as atividades, constam trabalho conjunto entre governo, setor privado e sociedade civil com vistas à sustentabilidade e difusão das melhores práticas agrícolas e capacitação do produtor; conscientização dos sojicultores quanto ao cumprimento das legislações ambiental e social; e distribuição de 15 mil cartilhas e informativos em dias de campo.

A Moratória da Soja está perto de concluir um novo monitoramento (julho de 2011). A iniciativa ganhou importante aprimoramento metodológico, com nova ferramenta desenvolvida pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). “Os resultados até agora mostram a pequena participação da soja (0,25%) nos desmatamentos do Bioma Amazônia após julho de 2006”, afirma Bernardo.

A palestra será realizada no auditório do IEA/APTA/SAA – Av. Miguel Stéfano, 3900 – Água Funda – São Paulo – Capital. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5067-0456 ou pelo e-mail apmaral@iea.sp.gov.br.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento