Idosos têm até sexta para tomar a vacina contra a gripe

Campanha pretende vacinar 3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais

qui, 08/05/2008 - 9h10 | Do Portal do Governo

Termina nesta sexta-feira, 9, a Campanha de Vacinação contra a Gripe para o Idoso. Em São Paulo, a meta da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar pelo menos 3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. O número corresponde à meta de 80% dos cerca de 3,7 milhões de idosos no Estado.

Para cumprir a meta, foram disponibilizados 3.354 postos fixos e 2.830 unidades volantes funcionando das 8h às 17h. A distribuição e a aplicação das doses envolvem 28 mil profissionais, 2.700 carros e sete barcos.

A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.520 asilos e casas de repouso instalados em São Paulo.

Em 2007, o Estado teve 81,23% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%. Apenas 36 municípios não atingiram a meta de vacinação.

“A vacina contra a gripe não causa reações adversas graves e com ela se evita diversas complicações causadas pelo vírus da gripe. É de extrema importância que os idosos compareçam aos postos e tomem a vacina”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Durante a campanha, a secretaria oferecerá à população, a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.

Também haverá exames preventivos contra o câncer de boca em 459 municípios paulistas, incluindo a capital  A idéia é aproveitar a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação Contra Gripe.

Por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), a Secretaria convidou todos os 645 municípios do Estado para participar da ação.

Até sexta, 9, os postos de saúde das 459 cidades já credenciadas terão um especialista em saúde bucal para atender os idosos nos locais predefinidos pelas prefeituras.

À Fosp ainda caberá acompanhar o encaminhamento dos pacientes que necessitarem atendimento especializado, já que se houver a detecção de câncer a pessoa será enviada a um serviço de referência.

Nos últimos três anos, a campanha de prevenção ao câncer bucal examinou cerca de 1 milhão de idosos e realizou 4.567 biopsias que confirmaram o diagnóstico de câncer em 179 idosos.

Da Secretaria da Saúde