Idosos serão orientados sobre a prevenção do câncer bucal

Intenção é aproveitar a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação Contra Gripe para prevenir a doença em pessoas a partir dos 60 anos

dom, 22/04/2007 - 16h51 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Saúde promove em 360 cidades paulistas, também nesta segunda-feira, 23, uma mega-prevenção contra câncer de boca em idosos.A intenção é aproveitar a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação Contra Gripe, para prevenir a doença em pessoas a partir dos 60 anos.

Com o projeto, a Secretaria espera identificar possíveis casos de câncer de boca ainda nos postos de saúde. Para isso, os profissionais terão foco na análise dos chamados tecidos moles. Após tomar vacina contra gripe, idoso podem passar pelos consultórios montados.

A ação é uma parceria da Secretaria da Saúde com a Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), e vai até 4 de maio, quando a campanha de vacinação será encerrada nos postos de saúde com cidades credenciadas. Haverá um especialista em saúde bucal para atender os idosos, em postos indicados pelas prefeituras.

“Para evitar o câncer de boca é muito importante prevenção. A falta de diagnóstico precoce é um dos principais problemas que envolvem a doença, o que leva a seqüelas severas, como mutilação, além de expressiva taxa de mortalidade”, diz o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas.

A Fosp distribuiu nos últimos dias cerca de 250 mil folders com orientação à população. À Fosp ainda caberá acompanhar o encaminhamento dos pacientes que necessitarem atendimento especializado, já que se houver a detecção de câncer a pessoa será enviada a um serviço de referência.

O diretor-presidente da entidade, Edmur Pastorelo, lembra que nos últimos dois anos, mais de 600 mil pessoas foram examinadas na campanha de prevenção do câncer bucal. Desse total, 1,9 mil passaram por biópsia. Ao menos, 72 pessoas registraram focos do câncer bucal.

“Neste ano deveremos manter a média registrada no passado”, prevê Edmur. Ele destaca que o número de prefeituras paulistas tende a aumentar com o passar da primeira semana de campanha. Ele frisa também que o câncer bucal é registrado, na maioria dos casos, em fumantes e alcoólatras. “Por isso essas campanhas são tão importantes”, reitera Edmur.

Cleber Mata

(R.A.)