Idosos respondem por apenas 2% das doações de sangue em SP

Levantamento da Secretaria aponta que quanto maior a faixa etária, menor a proporção de doadores

qui, 02/09/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados da Fundação Pró-Sangue, instituição ligada à pasta, aponta que os idosos representam apenas 2% dos doadores de sangue em São Paulo. O levantamento também mostra que as doações caem conforme aumenta a idade.

A faixa etária de 18 a 29 anos é a que mais tem doadores, 37%, seguida pelas pessoas de 30 e 39 anos, que representam 31% do total, e as de 40 a 49 anos, com 21%. Os paulistas com 50 a 59 anos correspondem a apenas 9% das doações.

As pessoas que tiverem entre 18 e menores de 66 anos que estejam com boas condições de saúde e pesarem no mínimo 50kg estão aptas à doação de sangue. “Embora a participação dos idosos entre os doadores seja limitada por fatores como problemas de saúde, ainda é possível aumentar esse número. A população está envelhecendo e é preciso que as pessoas mais velhas também tenham essa participação social, ajudando a salvar vidas por intermédio da doação,” explica Frederico Carbone Filho, médico da Hemorrede da Secretaria.

A Organização Mundial de Saúde preconiza que 3% a 5% da população na faixa etária estipulada sejam doadores para que os estoques sejam mantidos regularmente. No Estado de São Paulo, 2% da população faz doação de sangue regular.

A Fundação Pró-Sangue, órgão da Secretaria, possui quatro postos de coleta na capital. Para facilitar a doação, o posto Clínicas atende todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Fica na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar. Funciona de segunda a sexta das 7h às 19h e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

A lista dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site da Secretaria: www.saude.sp.gov.br. Os dias e horários de funcionamento dependem de cada unidade.

Da Secretaria da Saúde