Idosos orientam usuários nas estações do Metrô

O grupo faz parte do programa "Experiente Cidadão"

seg, 03/11/2008 - 12h02 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, 3, 33 cidadãos, com mais de 60 anos, começam a prestar informações e orientações ao público em cinco estações do Metrô (Tatuapé, Sé, Santana, Saúde e Ana Rosa). O grupo, que faz parte do programa “Experiente Cidadão”, iniciou treinamento de atendimento ao público nas dependências do Metrô, na última semana.

Sempre sob o acompanhamento de empregados das estações, os idosos desenvolvem atividades como: fornecimento de informações sobre o sistema metrô, arredores das estações, linhas integradas (onde houver terminal), orientação sobre o uso seguro das escadas rolantes, dos elevadores, do embarque preferencial, bem como informações sobre os canais derelacionamento com o Metrô.

O programa “Experiente Cidadão” é uma parceria entre as secretarias de Estado dos Transportes Metropolitanos – STM, de Assistência e Desenvolvimento Social — Seads e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo — SMADS, que tem como objetivo oferecer oportunidade de complementação de renda e, conseqüentemente, de inclusão e valorização ao idoso.

Os participantes são beneficiários do programa Renda Cidadã da Seads, têm mais de 60 anos, ensino fundamental incompleto e condições para o exercício a função de atendente ao público nas dependências do Metrô.

Nas estações, a “turma da terceira idade” cumpre jornada de quatro horas diárias (das 7h às 11h, das 11h às 14h ou das 15h às 19h), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, pele período de um ano. “A expectativa é deque a atuação deste grupo melhore o atendimento ao público, a imagem do serviço e reduza a ocorrência de acidentes com idosos no sistema”, destaca Conrado Grava de Souza, diretor de Operação do Metrô.

O participante do programa, que já faz jus a uma bolsa de R$ 60,00 da SEADS, receberá pela atividade uma bolsa-auxilio de R$ 137,60 por mês; após seis meses, R$ 206,40. Além disso, a uma cesta-básica mensal, auxílio-alimentação no valor de R$ 8,26/dia, vale-transporte (se houver necessidade) e bilhete de serviço.

A Seleção

Cerca de 250 pessoas foram chamadas para participar do processo seletivo, que ocorreu em outubro, no auditório da Seads. Além do critério de idade, outros quesitos foram considerados: condições físicas para se locomover; comunicação verbal, ler e escrever e capacidade para consultar guias e informativos, quando necessário.

Após receber informações sobre o programa, cada idoso se apresentou e falou sobre sua vida e as habilidades ocupacionais. “Neste momento deu para perceber que eles se sentem valorizados”, conta a coordenadora do Renda Cidadã, Felicidade Pereira.

Para quem aceita, a chance de entrar ou de voltar a exercer uma atividade significa mais que a remuneração. “Olho as pessoas saírem para trabalhar e penso que poderia ser eu”, comenta Eloísa Araújo Lima, animada com a nova possibilidade.

Sobre o Renda Cidadã

O programa de transferência de renda repassa R$ 60,00 /mês a famílias em situação de vulnerabilidade social durante um ano, renovável por igual período. A Seads coordena e repassa os recursos financeiros, cabendo às prefeituras realizarem ações socioeducativas e de geração de renda, visando ao desenvolvimento dessas famílias.

Terceira Idade em Ação

No primeiro dia de encontro, José Nunes da Silva, 70 anos, era um dos mais entusiasmados da turma. Ele disse que estava muito feliz em poder ajudar as pessoas e que sempre fez isso, independentemente de estar no programa do Metrô.

A diarista Irene Salvina da Silva, 60 anos, também estava radiante com a convocação e afirmou que não via a hora de ir para uma estação e ajudar as pessoas. “O grupo aqui ainda tem muito a contribuir”, finalizou.

A aposentada Joaquina da Penha Gabriel, 61 anos, disse que esta era a chance que tanto aguardava, depois de muitos anos cuidando da casa. “É muito bom ser útil para outras pessoas, e a minha felicidade é compartilhada por todos os membros da família”, afirmou.

Além do “Experiente Cidadão”, o Metrô conta com outras ações voltadas à capacitação profissional, como:

* “Jovem Cidadão” (direcionada ao primeiro emprego de jovens), em parceria com a SERT – Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho;

* “Educação Continuada para Adultos” (voltada a empregados das empresas de limpeza), em parceria com o CIEE e os Sindicatos das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de São Paulo -SEAC-SP e o SIEMACO-SP – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo;

* “Inclusão da Pessoa com Deficiência” (destinada ao emprego de pessoas com deficiência), em parceria com a AME – Amigos Metroviários dos Excepcionais.

Do Metrô