Idosos de Palmares Paulista ganham Centro de Convivência

Espaço voltado para o lazer beneficiará 200 idosos da região com atividades voltadas para o lazer e educação

qui, 19/05/2016 - 16h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, entregou nesta quinta-feira (19), o Centro de Convivência do Idoso “Albertino Evaristo Coelho”, em Palmares Paulista, região de São José do Rio Preto.

Conheça as ações do Programa São Paulo Amigo do Idoso

“São Paulo é um estado amigo do idoso. Pretendemos que os 645 municípios recebam um centro de convivência. Hoje foi o dia de Palmares Paulista. Alegro-me em dizer que a casa é de vocês!”, disse Alckmin.

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) beneficiará até 200 idosos com um espaço adequado para atividades socioculturais e educativas, prevenindo situações de risco pessoal e contribuindo para o envelhecimento ativo. De acordo com dados da Fundação Seade, o município de Palmares Paulista tem 12 mil habitantes, sendo que 8% têm 60 anos ou mais.

A construção do espaço começou em outubro de 2014 e foram investidos R$ 250 mil pelo governo paulista. A gestão municipal será responsável pela manutenção do equipamento e seleção dos beneficiários.

Pelo programa SP Amigo do Idoso, outros 14 municípios já receberam o Centro de Convivência e 44 cidades possuem o Centro Dia do Idoso cujo foco de atendimento são os idosos semidependentes. No total são 297 convênios em todo Estado de São Paulo.

O estado ainda possui uma rede de mais de 1.800 serviços socioassistenciais direcionados ao atendimento da população idosa e que são ofertados em diversos equipamentos como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Entidades Sociais. Essa rede atende em média 559 mil idosos por ano.

O Centro de Convivência do Idoso de Palmares Paulista está localizado na Rua Hermelindo Ruette de Oliveira, 235, e é fruto de uma parceria com a prefeitura.

Outros investimentos na região
Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin declarou também que está entregando as obras do Centro de Múltiplo Uso. “Outra boa notícia foi a reforma das piscinas do Centro Comunitário e do campo de futebol. Além disso, estamos construindo uma escola na chácara de Palmares Paulista”, afirmou o governador.

SP Amigo do Idoso
Lançado em 2012, o programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Para mais informações, acesse aqui.

Do Portal do Governo do Estado