Idosos de Marília ganham espaço de acolhimento

O Centro Dia é voltado para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção; o equipamento tem capacidade para 50 idosos

qui, 09/06/2016 - 8h32 | Do Portal do Governo

O Centro Dia do Idoso “Irmã Dilma Lopes Coutinho” foi inaugurado no último sábado (4) em Marília, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, em parceria com a prefeitura.

“Precisamos de ações e serviços que possibilitem vivermos mais e melhor. Uma determinação do governador Geraldo Alckmin é a atenção integral aos idosos. São Paulo é o primeiro Estado amigo do idoso e trabalhamos para o fortalecimento e expansão da rede socioassistencial voltada a este público”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro.

SP Amigo do Idoso: conheça as iniciativas para a terceira idade

A unidade, situada na Avenida Doutor Durval de Menezes, 325, oferece um espaço de acolhimento para idosos semidependentes e a prioridade é para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar. O local oferece alimentação, atividades de lazer, cultura, banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência com TV e enfermaria. O equipamento tem capacidade para atender até 50 idosos.

A construção do CDI começou em setembro de 2014 e foram investidos R$ 500 mil pelo governo paulista. A gestão municipal investiu mais R$ 126.595,78 na construção e também será responsável pela manutenção do equipamento e seleção dos beneficiários.

De acordo com a Fundação SEADE, o município de Marília tem 224 mil habitantes, sendo que 15% têm 60 anos ou mais.

Pelo Programa SP Amigo do Idoso, 45 cidades já foram beneficiadas com o Centro Dia do Idoso e outros 16 municípios já receberam Centros de Convivência. No total são 253 processos em andamento em todo Estado de São Paulo.

O Estado ainda possui uma rede de mais de 1.800 serviços socioassistenciais direcionados ao atendimento da população idosa e que são ofertados em diversos equipamentos como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Entidades Sociais.

SP Amigo do Idoso
Lançado em 2012, o programa foi criado como uma importante contribuição em direção a uma sociedade para todas as idades, com o objetivo de valorizar a pessoa idosa, visando à garantia e à defesa dos seus direitos.

O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social. Mais informações: www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br

Do Portal do Governo do Estado