Idosos aprendem a ler e escrever e ganham diploma na capital

Cerimônia de formatura de 25 participantes de curso de alfabetização quinta-feira, 2

qua, 01/12/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

O aposentado José Joaquim Rosendo, de 76 anos, e mais 24 idosos que frequentam o Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Norte da capital passarão o Natal e o Ano Novo de 2010 com um motivo a mais para comemorar: agora eles sabem ler e escrever.

A festa de formatura, promovida pela Secretaria da Saúde nesta quinta-feira, 2 de dezembro, a partir das 14h, terá entrega de certificado e muita emoção. Neste ano são três turmas de idosos que se formam, com idades entre 68 e 76 anos. A maioria dos formandos têm filhos com estudo superior completo.

Seu Joaquim é o único homem da turma. Ele conta que é difícil estudar no meio de tantas mulheres, mas está feliz da vida. Quando tinha 26 anos, iniciou um curso de alfabetização, mas precisou parar em razão de seu trabalho na construção civil. “No começo eu não queria ir às aulas, mas depois gostei e hoje sinto falta quando não consigo ir. Aprender a ler e escrever mudou bastante a minha vida e espero continuar aprendendo”, afirma.

As aulas têm duração de três horas, durante nove meses. Os participantes aprendem a língua portuguesa e matemática com três professoras voluntárias, além de terem aulas de informática. Ao término do curso, os idosos ganham um certificado de alfabetização e são encaminhados para continuarem seus estudos em outras instituições.

“Nós que trabalhamos na convivência conseguimos perceber o quanto eles mudam depois que começam a frequentar as aulas. Muitas senhoras aqui vão a supermercados e elas contam que agora conseguem ler o rótulo das embalagens e pegar ônibus sem a ajuda de outras pessoas”, afirma a coordenadora do Centro de Convivência do CRI Norte, Adriana Terras.

Além da entrega dos certificados, a cerimônia de formatura contará, ainda, com a apresentação do coral do CRI Norte. O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte fica na Rua Augusto Tole, 978 – entrada de pedestres. Para quem vai de carro, a entrada fica na Rua César Zama, 01 – Santana -SP.

Da Secretaria da Saúde