Icesp premia personalidades na luta contra o câncer

Pesquisa para reduzir o processo da doença e exame que indica a origem do tumor metastático são alguns dos destaques da premiação

ter, 07/08/2018 - 11h33 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, realizou na noite desta segunda-feira (6) a entrega do Prêmio Octavio Frias de Oliveira. O evento, que está em sua nona edição, tem como objetivo promover o reconhecimento e a contribuição nacional na prevenção e combate ao câncer.

O prêmio foi concedido em três diferentes categorias: Personalidade de Destaque, Pesquisa em Oncologia e Inovação Tecnológica em Oncologia. Escolhidos por uma comissão julgadora do Icesp e do jornal Folha de S. Paulo, além de membros da sociedade comprometidos com o tema, os vencedores recebem uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 20 mil cada, além de um certificado.

Na categoria Personalidade de Destaque, o ganhador foi Prof. Dr. Antônio Sergio Petrilli, Diretor Geral do Instituto de Oncologia Pediátrica – GRAACC, um dos principais nomes da oncologia pediátrica do país. Incansável na busca por novas tecnologias, sua principal missão sempre foi garantir todas as chances possíveis de cura e qualidade de vida ao máximo de crianças e adolescentes com câncer no Brasil.

Na segunda categoria, Pesquisa em Oncologia, o destaque foi para os pesquisadores do Instituto de Química da USP, pelo estudo que busca entender o mecanismo que as células usam para formar metástases, que passam por todo o sistema imunológico, invadindo outro tecido e crescendo em outro local. Coordenado pela pesquisadora Claudiana Lameu, o grupo encontrou uma molécula que diminui fortemente o processo do câncer, que poderá ter uma aplicação futura para melhoria dos tratamentos atuais.

A descoberta é inovadora e envolve uma via molecular pouco apreciada em oncologia, a via peptídeo bradicinina, originalmente descoberta no Brasil

Quem levou o prêmio em Inovação Tecnológica em Oncologia foi o pesquisador Marcos Tadeu dos Santos, representando o grupo de pesquisadores da ONKOS Diagnósticos Moleculares, no trabalho desenvolvido em conjunto com o Hospital do Câncer de Barretos e o laboratório Fleury, sobre tumores metastáticos de origem desconhecida. O grupo desenvolveu um exame em que dezenas de genes são interpretados e analisados por uma inteligência artificial, sendo possível sugerir ao oncologista qual a origem tecidual dos tumores metastáticos, tentando auxiliar num tratamento mais direcionado e eficaz ao paciente.

“É um orgulho muito grande para o Icesp premiar contribuições que são fundamentais ao paciente oncológico, profissionais que estão constantemente focados na cura do câncer, seus avanços e novas possibilidades de tratamento”, afirma o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.

“A premiação tem como principal objetivo incentivar e prestigiar profissionais comprometidos com a compreensão da doença e seu combate, que dedicam suas vidas à pesquisa, trazendo possibilidades de novas terapias e avanços à medicina. Eles merecem nosso reconhecimento e respeito”, comenta o presidente do Conselho Diretor do Icesp, Roger Chammas.