Icesp e Hospital do Câncer de Barretos são eleitos os melhores hospitais SUS do Estado

Pesquisa foi realizada com 158 mil usuários de 950 estabelecimentos de saúde com convênio SUS; foram analisados requisitos como infraestrutura e atendimento

ter, 16/12/2014 - 21h30 | Do Portal do Governo

O prêmio “Melhores hospitais do Estado” foram entregues ao (Icesp) Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e ao Hospital de Câncer de Barretos. As instituições foram consideradas pelos pacientes da rede pública como os melhores hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado de São Paulo.

A pesquisa de satisfação da Secretaria da Saúde foi realizada com 158 mil usuários de 950 estabelecimentos de saúde com convênio SUS, instalados em 349 municípios paulistas, entre 2013 e 2014. Por meio do envio de formulários para a casa dos pacientes, eles indicaram seu nível de satisfação em relação ao serviço, infraestrutura, limpeza, qualidade do atendimento e qualidade das informações fornecidas pelos funcionários de cada unidade.

Na categoria “internação”, o Icesp, que integra o complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, teve o melhor desempenho na capital, com índice de satisfação de 94% dos usuários. O HC de Barretos liderou o ranking do interior, com 97,2%% de aprovação. Os dois hospitais também lideraram a preferência dos pacientes na categoria “ambulatório”. O Icesp, com satisfação de 93,3%, e o Hospital do Câncer de Barretos, com 96,5%.

Já na categoria “internação humanizada”, os ganhadores do prêmio foram o Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, na capital, e o Hospital Estadual Américo Brasiliense, no interior. O primeiro teve índice de satisfação de 77,6%, e o segundo, de 87,9%. Entre as maternidades, o Hospital de Base de São José do Rio Preto foi eleito o melhor na categoria que premiou os serviços de parto humanizado mais bem avaliados do Estado, com índice de satisfação de 92,6%.

Em relação às farmácias públicas, a ganhadora do prêmio foi a Farmácia de Medicamentos Especializados (alto custo) de Presidente Prudente, com aprovação de 82,9% dos usuários. Além das categorias de serviços, os hospitais que mais se destacaram no atendimento a pacientes do SUS também foram premiados. Na capital, o hospital de destaque foi o AC Camargo, que é especializado no tratamento de doenças oncológicas. Já no interior, o serviço de destaque foi a Santa Casa de Marília.

Do Portal do Governo do Estado com Secretaria da Saúde