Icesp completa 7 anos e se consolida no tratamento do câncer

Durante esse período, foram realizados 2,98 milhões de procedimentos

qua, 06/05/2015 - 17h55 | Do Portal do Governo

Considerado um dos principais centros de excelência da América Latina no tratamento oncológico, o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) completa nesta quarta-feira, 6, sete anos de existência. Com uma megainfraestrutura, o Instituto realizou 2,98 milhões de procedimentos. Foram feitos 50 mil atendimentos, 5,4 mil sessões de radioterapia e outras 4,7 mil de quimioterapia.

O Icesp conta também com o maior parque radioterápico do país, com equipamentos de ponta como aceleradores lineares para radioterapia, de braquiterapia e tomógrafo para simulação de procedimentos. É ainda o primeiro hospital público 100% digital. Possui um Núcleo de Pesquisas, que gerencia a execução de mais d61 estudos através de parcerias e 15 projetos institucionais, e tem o Centro de Simulação Realística em Saúde, responsável por treinamentos assistenciais.

Além dessa estrutura, o Icesp também se destaca pelo atendimento humanizado. Dentro do Instituto existem 78 ações acolhedoras, como cursos artesanais e a doação de lenços e perucas. Na próxima sexta-feira, dia 8, em comemoração ao aniversário da unidade, a equipe de Humanização e Voluntariado vai passar de quarto em quarto e nos ambulatórios do hospital distribuindo mais de 500 mimos.

“Nossa principal preocupação é com o bem-estar dos pacientes, por isso toda a equipe multiprofissional trabalha para proporcionar acolhimento e conforto durante o tratamento. Ações pontuais como essas amenizam o ‘peso’ do ambiente hospitalar e podem contribuir com a autoestima e a confiança do paciente”, destaca a coordenadora de Humanização do Icesp, Maria Helena Sponton.

Assista aqui o vídeo em homenagem aos 7 anos do Instituto do Câncer de São Paulo com depoimentos dos pacientes.

O Icesp em números:

– Mais de 50 mil atendimentos por mês
– 42 mil pacientes ativos e 1.000 pacientes novos por mês
– 28,4 mil consultas ambulatoriais, sendo 18 mil médicas
– 10,2 mil pacientes atendidos na farmácia ambulatorial
– 5,4 mil sessões de radioterapia
– 4,7 mil sessões de quimioterapia
– 730 cirurgias oncológicas
– 84 mil m² de área construída
– 499 leitos, dos quais 85 de UTI
– 18 salas cirúrgicas
– 34 especialidades
– 525 médicos no corpo clínico
– O parque tecnológico do Instituto conta, hoje, com mais de 5.600 aparelhos que vão desde um simples medidor digital de pressão até sofisticados equipamentos de ressonância e tomografia

Do Portal do Governo do Estado