IC e IML realizaram cerca de um milhão de atendimentos entre janeiro e novembro

Expectativa é que seja alcançada a marca de um milhão e cem mil atendimentos até o final deste mês

sex, 28/12/2007 - 14h44 | Do Portal do Governo

Entre janeiro e novembro deste ano, o IC (Instituto de Criminalística) e o IML (Instituto Médico Legal) atenderam juntos 990.987 casos, cerca de 4% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram realizados 954.681 atendimentos. Segundo Celso Perioli, coordenador da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, a qual os dois órgãos são subordinados, a expectativa é de que seja alcançada a marca de um milhão e cem mil atendimentos até o dia 31 deste mês, nas mais de 160 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo. Desse universo, aproximadamente 831.420 casos (84%) tiveram laudos expedidos pelo IC e o IML até novembro.

Durante todo o ano, as principais unidades do IML foram reformadas e reestruturadas, com o intuito de melhorar as condições de trabalho dos funcionários e tornar o processo de reconhecimento de corpos menos traumático para as famílias das vítimas. “A idéia é capacitar os atendentes, modernizar as unidades e facilitar a vida das pessoas, que agora não precisam ir ao necrotério do IML para reconhecer um corpo. Máquinas digitais tiram as fotos dos corpos e são passadas para o computador. Isso humaniza o atendimento”, explicou Perioli.

Acidente Aéreo

Nesse ano, o trabalho dos especialistas do IML foi intensificado em decorrência, principalmente, do acidente com o Airbus da TAM, em julho. Uma equipe de peritos foi designada para se dedicar integralmente ao caso e passou cerca de 30 dias empenhada em identificar os corpos das vítimas do desastre. “Foi um grande desafio em tão curto espaço de tempo reconhecer todas as vítimas do acidente”, comentou o coordenador sobre o trabalho em que 195 corpos foram identificados pelo IML.

Outro ponto importante destacado por Celso Perioli foi o trabalho em conjunto com o Corpo de Bombeiros, que agilizou o processo da identificação. “A aproximação com os bombeiros já existia, pois sempre realizávamos treinamentos e simulações com as duas equipes. Colocamos em prática tudo o que foi treinado e esse trabalho foi muito importante”.

Concurso público

O governo do Estado abriu concurso público no início de dezembro para contratação de 41 médicos legistas, 44 peritos criminais, 106 fotógrafos para perícias, 67 atendentes de necrotério, 45 auxiliares de necrópsica e 22 desenhistas técnico-periciais. “O aumento desse efetivo leva qualidade nos atendimentos e procedimentos realizados”, afirmou Perioli. Por enquanto, a Técnico-Científica conta com um total de 3.627 funcionários.

Daniel Cunha

Da Secretaria da Segurança Pública

(L.F.)