IC dispõe de novos serviços no Centro de Reabilitação

Um dos diferenciais são as sessões de acupuntura, para ajudar no controle da dor

ter, 07/10/2008 - 11h16 | Do Portal do Governo

Pacientes tratados no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo têm à disposição um moderno Centro de Reabilitação, localizado no próprio hospital, na zona oeste da cidade. O novo serviço funciona desde o fim do mês passado e auxilia doentes com dor e limitação física, devido à perda de membros.

Numa área de 221 metros quadrados, trabalham dois fisioterapeutas, uma terapeuta ocupacional, uma psicóloga, uma fonoaudióloga e dois médicos fisiatras. A idéia é ampliar a oferta de profissionais à medida que mais pacientes iniciem o tratamento na unidade.

Um dos diferenciais são as sessões de acupuntura, conduzidas por médicos fisiatras, para ajudar no controle da dor. A readaptação de funções perdidas com a doença ou tratamento é a meta da terapia ocupacional, que possui área de simulação das atividades do dia-a-dia. Já a fonoaudióloga cuida dos distúrbios de deglutição e de linguagem, alimentação e escrita, entre outros.

A reabilitação não serve apenas a quem sofreu mutilação. Esses profissionais atendem também queixas de dor muscular, provocada pela falta de movimentação, e fraqueza, por algum tratamento, efeito adverso da fisioterapia, seqüela ou necessidade pós-operatória.  Também existem as seqüelas específicas, como na mastectomia (retirada da mama ou parte dela), que compromete os movimentos da articulação do ombro.

Pioneiro – Outros destaques são a qualidade e a diversidade dos tratamentos oferecidos pelo setor. “Temos aqui uma enfermeira de reabilitação com trabalho específico para atender quem não controla urina e fezes. Esse tipo de tratamento tem impacto no bem-estar do paciente”, explica a fisiatra Christina Brito, coordenadora do serviço.

O instituto planeja a criação de duas salas para atendimento de pacientes internados. Esse espaço ajudará as pessoas que necessitam de cuidados e exercícios impossíveis de serem realizados no leito.

Inaugurado em maio deste ano, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira é o primeiro hospital público especializado em oncologia de São Paulo. Quando funcionar com capacidade plena, realizará, mensalmente, cerca de 1,5 mil internações, 33 mil consultas ambulatoriais, 1,3 mil cirurgias, 6 mil sessões de quimioterapia e 420 de radioterapia.

Do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

(M.C.)