Ibirarema, região de Marília, ganha Centro de Convivência do Idoso

Serão beneficiados até 200 idosos em um espaço adequado para atividades de socialização, lazer e saúde

sex, 24/06/2016 - 14h35 | Do Portal do Governo

O município de Ibirarema, na região de Marília, ganhou o Centro de Convivência do Idoso ‘Benjamim Jacinto de Moraes’. O governador Geraldo Alckmin inaugurou o CCI nesta sexta-feira (24). Serão beneficiados até 200 idosos em um espaço adequado para atividades de socialização, lazer e saúde. O objetivo do equipamento é contribuir para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

“São Paulo é um Estado Amigo do Idoso. Então, todos os municípios tem que ter o CCI, aquele ponto de encontro, de lazer, de programas de geração de renda”, disse Alckmin. 

UBS de Ibirarema recebe obras de reforma e ampliação

De acordo com dados do IBGE, o município de Ibirarema tem 6.711 habitantes, dos quais 934, ou seja, 13,91%, têm 60 anos ou mais, índice um pouco superior ao do Estado de São Paulo, que é de 13%. A construção do equipamento começou em abril de 2014 e foram investidos R$ 250 mil pelo governo paulista e R$ 71.955,10 pela prefeitura. A administração municipal também será responsável pela manutenção do CCI e atendimento dos idosos.

Ações do Programa SP Amigo do Idoso
Outros 15 municípios já receberam o equipamento e há ainda 104 convênios em andamento em todo Estado. Em relação aos Centros Dia, cujo foco de atendimento são os idosos semidependentes, foram inauguradas 47 unidades e outros 32 estão em obras. O Estado de São Paulo ainda possui uma rede de mais de 1.800 serviços socioassistenciais direcionados ao atendimento da população idosa e que são ofertados em diversos equipamentos como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Entidades Sociais. Essa rede atende em média 559 mil idosos por ano.

Para saber mais sobre as ações do SP Amigo do Idoso, clique aqui.   

Quem foi Benjamim Jacinto de Moraes?
Benjamim Jacinto de Moraes nasceu em 17 de março de 1941, no Bairro Água da Santa Rosa, município de Ibirarema. A principal atividade econômica que norteou sua vida foi a agricultura. Desde muito jovem, ajudou seu pai e seus irmãos nos trabalhos relacionados à terra. Trabalhando em parceria com seu pai em uma plantação de café, conseguiu, em alguns anos, capital para comprar uma pequena área de terra. Com seu trabalho e dedicação, obteve recursos para custear sua família. Tempos depois, por problemas financeiros, se desfez da área de terra, vindo a trabalhar em uma empresa de material de construção. Nesta empresa, se aposentou e voltou a sua atividade inicial, a agricultura. Faleceu em 15 de setembro de 2012.

Do Portal do Governo do Estado