Iamspe realiza campanha de prevenção ao câncer de próstata

Evento voltado para os servidores estaduais é gratuito e acontece entre 7 e 11 de novembro

ter, 01/11/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promove agora no mês de novembro a Campanha de Prevenção ao Câncer Prostático. Direcionada para homens com mais de 40 anos, a campanha acontece entre os dias 7 e 11 de novembro no ambulatório de Urologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Organizado pelo Serviço de Urologia do HSPE, o evento gratuito é restrito aos usuários do Iamspe (servidores estaduais e dependentes) e acontece entre os dias 7 e 11 de novembro, sempre das 8h às 12h.

Os interessados vão passar por avaliação médica e terão sangue coletado para dosagem de proteína chamada Antígeno Prostático Específico (PSA). Esse exame permite obter um diagnóstico precoce de câncer.

O câncer de próstata é o câncer mais freqüente nos homens e representa 40% dos tumores que atingem os indivíduos do sexo masculino com mais de 50 anos. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontaram para 50 mil novos casos no Brasil só no ano passado.

De caráter preventivo, a campanha do Iamspe também tem por objetivo levar ao público masculino informações sobre a doença, que tem grande chance de cura se descoberta no início.

De acordo com os médicos, homens com mais de 40 anos com histórico familiar de câncer de próstata e, acima de 45 anos, mesmo sem histórico familiar, devem fazer anualmente o exame de dosagem de PSA.

A Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB), popularmente conhecida como ‘inchaço da próstata’, é outra doença da próstata muito comum e ocorre em 60% dos homens com mais de 60 anos.

Caracterizada pelo crescimento exagerado de uma das regiões da próstata, que pode comprimir a via urinária, dificultando ou impedindo a passagem da urina, a doença favorece o aparecimento de infecções e cálculos renais. É uma doença cujo tratamento pode ser clínico ou cirúrgico dependendo do paciente e da gravidade dos sintomas.

Serviço
Campanha de Prevenção ao Câncer Prostático
Quando: de 7 a 11 de novembro, das 8h às 12h
Quem: usuários do Iamspe (servidores estaduais e seus dependentes)
Onde: Ambulatório de Urologia, no 4º andar do Hospital do Servidor Público Estadual, na Rua Borges Lagoa, 1.755, Vila Clementino.

Do Iamspe