Iamspe passa a imprimir exames de imagem em papel fotográfico sustentável

Novo sistema substitui os filmes radiográficos prejudiciais ao meio ambiente

seg, 07/11/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Depois da digitalização dos exames de imagem, o Serviço de Radiologia do Iamspe utiliza agora papel fotográfico para impressão dos resultados. O novo sistema contribui para a conservação do meio ambiente substituindo os filmes radiográficos que contêm plástico na composição, demoram muito tempo para se decompor, e utilizam produtos químicos na revelação.

A implantação da nova impressão terá inicio na Radiologia central, Pronto-socorro e a Ortopedia. Os setores de tomografia computadorizada e ressonância magnética terão além do papel, a gravação do exame em CD para os pacientes ambulatoriais.

O Hospital do Servidor Público Estadual realiza cerca de 18 mil exames por mês e a digitalização facilitou o diagnóstico médico ao dispor o resultado pelos computadores do ambulatório e enfermaria.

Desde junho, os exames de imagem estão sendo arquivados no banco de dados do hospital. Isso permite ao médico, por exemplo, verificar o desenvolvimento de uma lesão ou tumor ou mesmo comparar exames de mamografia, cujo acompanhamento é anual.

Essa tecnologia, utilizada nos melhores centros médicos de países como os EUA e também empregada por hospitais particulares em São Paulo, evita o extravio de imagens.

Do Iamspe