Iamspe lança manual de orientação ao paciente com câncer

A nova edição foi lançada na mesma data que é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Câncer

qua, 27/11/2013 - 16h47 | Do Portal do Governo

Neste Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado no dia 27 de novembro, o Iamspe (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) lançou uma versão atualizada do Manual de Orientação para Pacientes em Tratamento Quimioterápico

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Diversos profissionais das áreas de tratamento do câncer contribuíram para o conteúdo do Manual, que pode ser acessado no site do Iamspe. A cartilha tem o intuito de auxiliar os pacientes sobre a doença e o tratamento.

O câncer é a multiplicação descontrolada e sem finalidade de células e pode ocorrer em qualquer parte do corpo. A leucemia e os linfomas são os mais agressivos, mas também podem ser curáveis. Outros tipos de câncer têm alta chance de cura se diagnosticados precocemente, como os de mama, intestino, pulmão e rim. Essas e outras informações gerais sobre a doença também estão no manual.

Vale ressaltar que a data celebrada tem o propósito de conscientizar a população sobre a doença, prevenção e tratamento. Como ter uma alimentação balanceada com pouca gordura, rica em frutas, verduras, grãos e fibras, além do baixo consumo de álcool, não fumar e praticar exercícios físicos.

Do Portal do Governo do Estado