Iamspe lança campanha para prevenir câncer de pele

Em 2010, o Brasil registrou 1.507 mortes em decorrência da doença

qui, 28/11/2013 - 21h03 | Do Portal do Governo

Para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realiza no sábado, 30, uma campanha para prevenir a doença. Serão oferecidos exames preventivos das 9h às 13h pelo Serviço de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), no ambulatório térreo.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil registrou 1.507 mortes em 2010 em decorrência da doença. Algumas pessoas têm mais chances de desenvolver o câncer, entre elas as portadoras de albinismo, sardentas, com pele muito clara ou com histórico da doença na família. Outro fator que contribui para a doença é a contínua exposição ao sol, que deve ser evitada das 10h às 16h.

É importante ressaltar que mesmo durante os horários adequados, é necessário utilizar proteção, como chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção 15 ou mais.

Muitas pessoas desconhecem que possuem a doença, por acreditar ser só hematoma, por isso é importante sempre procurar um dermatologista. Quanto mais cedo a doença dor diagnosticada, maiores chances de cura.

O atendimento no HSPE será aberto ao público no dia da campanha. No entanto, os pacientes diagnosticados com câncer de pele que não são conveniados ao Iamspe serão encaminhados a hospitais próximos, para realizar uma possível biopsia e, assim, receber acompanhamento médico.

Do Portal do Governo do Estado