Iamspe lança atendimento personalizado a grávidas

Benefícios incluem desde consultas e exames pré-agendados até enxoval para bebê

sex, 31/07/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência ao Servidor Público Estadual (Iamspe) lançou nesta semana o Nascer Feliz, programa desenhado sob medida para oferecer um atendimento personalizado e de qualidade às mulheres grávidas.

Desenvolvido pelo Serviço de Ginecologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), prevê a humanização do parto (incentivo ao parto normal, sem dor), garante um número mínimo de consultas pré-agendadas e todos os exames necessários marcados antecipadamente, além de orientação para o casal sobre assuntos gerais como parto, gestação e planejamento familiar.

O lançamento acontece às vésperas do início da Semana Mundial da Amamentação, comemorada a partir deste sábado, 1º de agosto até o dia 7 do mesmo mês. A importância da amamentação é um dos destaques do Curso de Preparação ao Parto oferecido gratuitamente às futuras mamães durante a gravidez. 

Subordinado ao Serviço da Neonatologia, o Hospital do Servidor Público Estadual possui um banco de leite à disposição das usuárias do Iamspe que não conseguem produzir leite ou cujos filhos nascem prematuros.

Enxoval

O Programa Nascer Feliz prevê ainda a distribuição de um pequeno enxoval para as mães cujos filhos nascem no Hospital do Servidor Público Estadual. Junto com uma bolsa para carregar as coisas da criança, serão entregues às novas mamães e papais um cobertor, uma toalha de banho, quatro pares de meia, dois mijõezinhos, dois macacões infantis longos, dois macacões curtos e dois bodies.

Iniciativas para a mulher

O programa Nascer Feliz é apenas uma das iniciativas adotadas pelo Iamspe voltadas à prevenção e promoção da saúde da mulher.

Outra delas, chamada de Projeto CARE, concentra em um único dia o atendimento médico e a realização de vários exames como ultrassom, densitometria óssea e mamografia, para prevenção de doenças da mulher. Entre dezembro/08 e junho/09, foram feitos 12.685 exames de prevenção de câncer (Papanicolaou). Destas mulheres, 2.564 foram incluídas no projeto e submetidas os outros exames.

Desde que foi transferido para a Secretaria de Gestão Pública, em fevereiro do ano passado, o Iamspe tem passado por inúmeras mudanças, todas com objetivo de oferecer um Plano de Saúde de qualidade para o servidor estadual.

O Instituto recebeu inclusive R$ 250 milhões do Governador José Serra, recursos que serão liberados progressivamente até 2010 para ampliação, modernização e melhoria da rede e dos serviços. Os recursos permitiram inclusive a reforma da ala da maternidade, que agora tem opções de quartos privativos.

Do Iamspe