Iamspe é certificado como entidade isenta de mercúrio

Novos materiais contêmgGálio, elemento químico não agressivo à saúde e ao meio ambiente

qui, 20/05/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Iamspe acaba de receber a Menção Honrosa que declara o instituto como “Hospital/Estabelecimento Isento de Mercúrio” por ter abolido o seu uso em todos os serviços médicos. O certificado foi entregue pela médica e auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo, Cecília Zavariz, responsável pelo “Programa Nacional de Hospitais Isentos de Mércúrio”.

O mercúrio é encontrado nos termômetros de medição de temperatura corpórea e de geladeiras para conservação de medicamentos, sangue e leite humano, bem como nos aparelhos que medem a pressão arterial (esfignamomêtros). Embora as primeiras ações tenham começado em 2005, só em novembro de 2008 o Iamspe assinou oficialmente com o Ministério do Trabalho o acordo de substituição de todos os equipamentos até dezembro de 2009.

Os novos materiais adquiridos pelo instituto contêm gálio, que é um elemento químico não agressivo à saúde e ao meio ambiente. Com o cumprimento da meta e a obtenção do certificado em abril deste ano, o Iamspe passa a integrar uma significativa lista de grandes estabelecimentos de assistência à saúde humana que não utilizam o mercúrio no ambiente de trabalho e, por conseqüência, não contaminam o meio ambiente.

Do Iamspe