Iamspe: Banco de Olhos tem balanço positivo no semestre

Foram 59 cirurgias de transplante no período

qua, 19/07/2006 - 19h09 | Do Portal do Governo

O Banco de Olhos do Hospital do Servidor Público Estadual registrou no último semestre 59 cirurgias de transplante de córnea com ótimo índice de sucesso obtido pela equipe de médicos composta por Alexandre Manetta, Maria Emília Xavier e Vera Mascaro, além de outros profissionais.

“Esse número representa mais de 50% da lista de pacientes do Iamspe à espera de um transplante de córnea”, diz a diretora do Serviço de Oftalmologia, Ana Regina C. Vlainich.

O Banco de Olhos é vinculado à Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde e atende também pacientes da fila única, usuários do Sistema Único de Saúde.

O transplante

Uma bolada no futebol, uma conjuntivite, um cisco nos olhos, uma explosão no forno do fogão, um acidente de automóvel ou outro qualquer pode ser motivo de perda de visão quando afetada a córnea. Como opção para recuperar a visão existe o transplante que tem toda a sua base estruturada em banco de olhos.

Mesmo que a pessoa tenha qualquer deficiência nos olhos pode ser doador, mesmo que tenha os olhos afetados por miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata e outras doenças, poderá doá-los; pois para o transplante é aproveitada apenas a córnea.

Esse tipo de cirurgia é indicado quando existe a perda da integridade da córnea, opacidade central da córnea, curvatura anormal da superfície da córnea, que não possa ser corrigida por lentes de contato ou infecção que não responde ao tratamento clínico. Normalmente os tipos de anestesias que podem ser a geral ou local, dependendo da idade, cooperação do paciente e das condições do olho.

  Do Iamspe