Iamspe assina contrato com Santa Casa de Birigui

Serão beneficiados 2,4 mil usuários; atendimento engloba emergência, internações e cirurgias

seg, 07/12/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual assinou na sexta-feira, 4, contrato com a Prefeitura de Birigui, atual interventora da Santa Casa local. O encontro, que aconteceu na Etec “Dr. Renato Cordeiro”, teve a presença do governador José Serra e do secretário de Gestão Pública Sidney Beraldo. Serão beneficiados 2,4 mil usuários da cidade e mais 1.070 de oito municípios da região. Serão beneficiados 2,4 mil usuários da cidade e mais 1.070 moradores de oito municípios da região: Coroados, Brejo Alegre, Gabriel Monteiro, Piacatu, Clementina, Braúna, Santópolis do Aguapeí e Luiziania.

O contrato, no valor de R$ 900 mil – o equivalente a R$ 30 mil mensais – é válido por um período de 30 meses e marca a retomada do atendimento hospitalar no município após quase dois anos de interrupção, em abril de 2008.

Os usuários de Birigui passam a contar com um hospital que oferece ampla estrutura de serviços, incluindo atendimento de urgência e emergência e cirurgias. Também serão oferecidos exames laboratoriais e de imagem como mamografia e ultrassonografia, consultas e procedimentos ambulatoriais.

Para o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, o contrato com a Santa Casa de Birigui mostra a determinação do Governo do Estado e os esforços do Iamspe para ampliar, com qualidade, a rede de atendimento médico oferecida aos servidores públicos estaduais.

Este é o 12º contrato na macrorregião de Araçatuba, que tem 34,6 mil servidores e dependentes distribuídos em 43 cidades. As outras cidades com atendimento são Andradina, Araçatuba, Bilac, Buritama, Castilho, Guaraçaí, Guararapes, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Penápolis e Valparaíso.

Expansão do atendimento

O contrato com a Santa Casa de Birigui faz parte do Programa de Modernização do Iamspe que prioriza a expansão da rede e a melhoria do atendimento médico com a adoção também de outras medidas como credenciamento direto de médicos e de laboratórios em todo o Estado para atendimento aos usuários em consultórios e clínicas. 

Segundo o superintendente Latif Abrão Junior, o repasse de R$ 250 milhões, autorizado pelo governador José Serra em parcelas mensais até 2010, é fundamental para o Iamspe se consolidar como Plano de Saúde do Servidor Público Estadual.

Atualmente, o instituto está presente em 175 cidades oferecendo atendimento médico, laboratorial e hospitalar. Esse número de municípios atendidos corresponde a 88% da meta fixada no Acordo de Resultados firmado entre o Iamspe e a Secretaria de Gestão Pública para 2010, que é estar presente em 198 municípios, oferecendo cobertura a 90% dos usuários no Estado.

Outra mudança é a confecção de novas carteirinhas que serão entregues em casa aos 1,3 milhão usuários do Iamspe e de um Guia do Usuário, com informações sobre coberturas e serviços médicos oferecidos em todo o Estado.   Com a carteirinha os usuários não vão mais precisar apresentar o holerite na hora do atendimento. O modelo antigo continuará valendo até março de 2010.

O que é o Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) é uma autarquia ligada à Secretária de Gestão Pública desde 28 de fevereiro de 2008. Seu objetivo principal é prestar atendimento médico a aproximadamente 1,3 milhão de funcionários públicos estaduais, dependentes e agregados em todo Estado.

Em 2008 o instituto e a Secretaria de Gestão Pública assinaram o Acordo de Resultados, que vincula a liberação de R$ 250 milhões pelo Governo do Estado até 2010 ao cumprimento de metas de gestão, como a ampliação e descentralização do atendimento em todo o Estado.

Do Iamspe