Iamspe alerta sobre cuidados com fogos de artifício

Maior parte dos pacientes atendidos no Hospital do Servidor é formada por crianças de zero a sete anos

sex, 21/06/2013 - 0h00 | Do Portal do Governo

O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) faz um alerta sobre o uso de fogos de artifício, que aumentam nesta época do ano por conta das festas juninas. Os rojões contêm pólvoras e, ao explodir inadvertidamente, afetam principalmente as mãos e o rosto. Muitas vezes, grandes cirurgias são necessárias.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Para utilizar o material sem riscos é aconselhável que sejam amarrados em cabos de vassouras para manter a distância das mãos e do rosto; afastar as crianças e em hipótese alguma deixá-las manusear; e isolar a área se for um grande evento.

De acordo com o coordenador cirúrgico do Grupo de Queimados do Hospital do Servidor Público Estadual, Carlos Alberto Mattar, as queimaduras por fogos de artifícios são extremamente graves e quase sempre são acompanhadas de amputações.

De janeiro até o início de junho deste ano, o Grupo de Queimados atendeu cerca de 2.500 pessoas e realizou mais de 45 cirurgias mensais no ambulatório. A maioria dos pacientes é criança de zero a sete anos, seguida de mulheres e homens.

Do Portal do Governo do Estado