Iamspe alerta para cuidados com a higiene bucal durante tratamento do câncer

Sintomas podem ser temporários ou permanentes, dependendo do local e tipo de tumor, entre eles aumento da sensibilidade da gengiva, dos dentes e da mucosa

qua, 15/01/2014 - 11h25 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta sobre os cuidados com a higiene bucal durante o tratamento oncológico. A quimioterapia e a radioterapia podem desencadear alguns sintomas que, quando não tratados, prejudicam a saúde da boca e até mesmo o tratamento do câncer.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Os sintomas podem ser temporários ou permanentes, dependendo do local e tipo de tumor, entre eles aumento da sensibilidade da gengiva, dos dentes e da mucosa, perda de paladar, surgimento de mucosite (feridas) e xerostomia (boca seca). Para prevenir e controlar problemas, a principal ferramenta é a manutenção rigorosa da higiene bucal e consultas periódicas com o dentista.

É importante também utilizar fio dental, e no caso de dentaduras, certificar-se de que o aparelho, que deve ser limpo diariamente, está bem ajustado à boca, não causando feridas. Os pacientes também devem manter a boca úmida e mascar chicletes sem açúcar. É preciso evitar o uso de enxaguantes bucais com álcool e de palitos de dente e não consumir bebidas alcoólicas ou produtos derivados do tabaco.

Do Portal do Governo do Estado