Iacanga ganha sistema de tratamento de esgoto

Além de beneficiar a cidade, obra revitalizará a Bacia Hidrográfica do Rio Tietê

qui, 03/05/2012 - 18h50 | Do Portal do Governo

O município de Iacanga terá um sistema de tratamento para todo o esgoto de sua malha urbana. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 2,7 milhões.

A inauguração acontece nessa sexta, 4, no ginásio de esportes Beira Rio, com a presença do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, e o superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Alceu Segamarchi Jr., além do prefeito Ismael Boiani e de outras autoridades da região.

O sistema está localizado no quilômetro 03 da Estrada Municipal, que dá acesso à Fazenda Estrela, no bairro de Ribeirão Claro. Para realizar o tratamento, foram construídas lagoas de estabilização, sendo duas anaeróbicas e duas facultativas.

Serão retiradas aproximadamente 14 mil toneladas por mês de carga orgânica, proveniente do esgoto doméstico. Com isso, a poluição no córrego Ribeirão Claro, onde eram despejados os dejetos, diminuirá, revitalizando a Bacia Hidrográfica do Rio Tietê.

A iniciativa faz parte do Programa Água Limpa, criado em 2005 por meio de uma ação conjunta das Secretarias Estaduais de Saneamento e Recursos Hídricos e Saúde. O objetivo é implantar sistemas de tratamento de esgotos domésticos em municípios com até 50 mil habitantes.

Do Portal do Governo do Estado