IAC participa do XX Congresso Brasileiro de Fruticultura

Evento acontece de de 12 a 17 de outubro em Vitória (ES)

dom, 12/10/2008 - 13h43 | Do Portal do Governo

Os pesquisadores Edvan Alves Chagas e José Luiz Hernandes, do Instituto Agronômico, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IAC /Apta/SAA) participam, de 12 a 17 de outubro, do XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, em Vitória (ES). Eles apresentarão os minicursos “Cultivo de pequenos frutos vermelhos e frutas de caroço em regiões tropicais e subtropicais” e “Vitivinicultura e o agroturismo”, respectivamente. Também haverá painéis, palestras, apresentação de trabalhos técnico-científicos e excursões.

O evento, organizado pelo Governo do Espírito Santo e Instituto Capixaba de Pesquisas, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com o apoio de várias entidades, é considerado o principal fórum de intercâmbio técnico-científico dos agentes das diversas cadeias produtivas de frutas, segundo o presidente do congresso, Aureliano Nogueira da Costa. Reúne instituições de ensino, pesquisa e extensão rural, além de representantes do setor produtivo, da agroindústria e de comercialização, que fazem da fruticultura uma opção para a diversificar a produção e ampliar a oferta de emprego e renda.

A SAA apóia fortemente o setor, investindo tanto em pesquisa, por meio de seus institutos, como em financiamento e seguro, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), que banca 50% do prêmio pago pelo produtor para segurar a safra.

Outra iniciativa marcante foi a criação, em outubro de 2002, do Pólo Turístico Circuito das Frutas, um consórcio intermunicipal cujo objetivo é promover e expandir o turismo rural, gerando o desenvolvimento da região com novos postos de trabalho e atrativos tanto no setor de serviços quanto no setor de produção.

O consórcio é formado por dez municípios: Jundiaí, Louveira, Valinhos, Vinhedo, Itupeva, Itatiba, Jarinu, Indaiatuba, Morungaba e Atibaia e já se tornou um pólo de referência nacional em fruticultura. Abriga somente municípios que observam os preceitos de adequação de atividade ambientalmente sustentável e tenham plantio de frutas relevantes no valor de produção agropecuária.

Todo o investimento da SAA no setor pode ser percebido pelo diferencial apresentado pela região: elevada especialização da mão-de-obra; difusão de conhecimentos; a capacidade de geração de empregos e renda; possibilidades de conquista de novos nichos, dada a proximidade com grandes centros urbanos; articulações com outros setores da economia, sobretudo a agroindústria e o turismo. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Apta).

 

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

 

(M.G.)