IAC apresenta zoneamento da cana no Estado

Levantamento será divulgado na sexta-feira, 27, na sede do instituto, em Campinas

qui, 26/06/2008 - 15h20 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC), ligado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, apresenta nesta sexta-feira, 27, o zoneamento agroclimático da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, durante cerimônia de comemoração dos 121 anos do instituto. O projeto tem como objetivo trazer de maneira simples e objetiva a potencialidade de exploração da cultura em função dos parâmetros edafoclimáticos (solo e clima), considerando-se também os aspectos de sustentabilidade ambiental, preservação da flora e fauna e recarga dos aqüíferos.

Durante o evento, o secretário João Sampaio receberá os estudos do zoneamento realizados pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) e que será disponibilizado online ao setor produtivo pelo site www.ciiagro.sp.gov.br.

Na ocasião, também serão apresentados os investimentos realizados na modernização dos institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura, à qual são ligados os institutos. Dentre eles, recursos para a renovação da frota agrícola.O ato ocorre a partir das 14h30, na sede do IAC.

Como parte das comemorações, duas exposições estão sendo apresentadas simultaneamente no saguão da sede do instituto desde a última segunda-feira. A primeira, “Aves da Fazenda Santa Elisa”, do fotógrafo e biólogo Jefferson Otaviano, mostra à sociedade as belezas da Fazenda Santa Elisa, do IAC. A segunda exposição, “Tecnologias IAC”, traz variedades desenvolvidas pela instituição nos últimos anos. Durante o evento também ocorre a tarde de autógrafos do livro “Gesso da Agricultura”, do pesquisador aposentado do IAC Bernardo van Raij. Uma homenagem ao centenário da imigração japonesa fechará a solenidade.

SERVIÇO:

Aniversário de 121 anos do Instituto Agronômico (IAC)

Data: 27 de junho de 2008

Horário: 14h30

Local: Sede do IAC – Av. Barão de Itapura, 1.481, Campinas – SP

 

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)