Hugo Acero no “Roda Viva”

Ex-secretário de Segurança de Bogotá fala sobre polícia brasileira, violência e combate ao crime

dom, 14/10/2007 - 13h03 | Do Portal do Governo

O Roda Viva, da TV Cultura, leva ao ar na segunda-feira (15/10), às 22h40, a entrevista (inédita e gravada) com o sociólogo Hugo Acero, que foi secretário de Segurança e Convivência da Prefeitura de Bogotá.

 

A violência nos grandes centros urbanos preocupa a população. Hugo Acero defende que o problema da segurança é municipal e que é de responsabilidade dos prefeitos coordenarem as ações para combatê-la. Mas, segundo ele, é preciso também que todos os setores estejam envolvidos, já que a segurança pública não é uma questão só de polícia e justiça.

 

Hugo Acero defende que é preciso combater não só o tráfico internacional, mas também o consumo interno de drogas; enfrentar a corrupção; ter uma Justiça ágil; melhorias em saúde, educação, saneamento e transporte; entre outras medidas.

 

Ele critica a falta de coordenação das polícias do Brasil e diz que é preciso que as polícias Federal, Estadual, Civil e Municipal trabalhem em conjunto e com a colaboração do sistema judiciário e das instituições de controle.

 

Sociólogo, Hugo Acero foi coordenador de segurança e convivência de Bogotá e atualmente é consultor do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Ele ajudou a reverter as estatísticas de homicídios, chacinas e seqüestros na capital da colombiana, com uma queda de 80% da criminalidade num período de 10 anos.

 

Esta edição, excepcionalmente, será apresentada pelo jornalista Heródoto Barbeiro. Na bancada de entrevistadores: Percival de Souza (TV Record); Bruno Paes Manso (O Estado de S. Paulo); Oscar Vilhena (Organização Internacional de Defesa dos Direitos Humanos); Renato Lombardi (TV Cultura); Miriam Guindani (criminóloga e professora da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro); Gilberto Dimenstein (colunista da Folha de S. Paulo); e Túlio Kahn (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo).

 

Da Fundação Padre Anchieta

 

(S.M.)