HSPE otimiza atendimento no ambulatório de ginecologia

Num único dia podem ser realizados procedimentos como consulta e exames

ter, 24/03/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Desde, o final do ano passado, quando o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamsp) implantou o projeto-piloto no Centro de Alta Resolução em Ginecologia (Care), o atendimento no ambulatório ginecológico do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) tem sido exemplar no agendamento de consultas, diagnósticos, tratamento e até cirurgia de eventuais doenças na mulher, inclusive câncer.

A paciente vai ao hospital para realizar exames de papanicolau e tem a opção de passar pela supervisão de um especialista, que realiza, caso necessário no mesmo dia, exame ginecológico completo. Também podem ser feitos outros exames como sorologia (para detectar rubéola, hepatites B e C), ultrassonografia transvaginal, mamografia e densitometria óssea. Um médico mastologista de plantão avalia o resultado da mamografia e se necessário encaminha a paciente para punção e eventual cirurgia.

Criada no final do ano passado, iniciativa atendeu, até o dia 4 de março, 949 mulheres. Desse total, 331 realizaram exames de mamografia, 406 fizeram exames radiológicos, e 116 passaram por exames de densitometria – indicado para a prevenção da osteoporose. Quatro usuárias foram encaminhadas ao Grupo de Mama, responsável por punções e cirurgias.

Do Iamspe