Hospital Universitário da USP inaugura Ambulatório de Asma

Hospital Universitário (HU) da USP inaugurou, na quinta-feira, 12, o Ambulatório de Asma

dom, 15/07/2007 - 15h00 | Do Portal do Governo

Hospital Universitário da USP inaugura Ambulatório de Asma

O Hospital Universitário (HU) da USP inaugurou, na quinta-feira, 12, o Ambulatório de Asma, para dar orientação à população atendida no Pronto Atendimento do hospital. Cerca de 60 pacientes assistirão mensalmente às palestras na sala de reuniões do ambulatório. Essas palestras têm como objetivo orientar o tratamento da crise e intercrise, até que o paciente possa estar matriculado e receber atendimento na instituição.

O atendimento é realizado em grupo, para crianças e adolescentes, por uma equipe multiprofissional que, na última terça-feira de cada mês, aborda o tema e esclarece pacientes sobre a doença. Os adultos também podem participar de reuniões sobre asma.

O Brasil é o oitavo país no mundo em prevalência de asma e cerca de 20% da população têm ou já teve alguma manifestação. Asma é uma doença pulmonar que se caracteriza pela inflamação crônica e estreitamento das vias aéreas, causando dificuldade respiratória.

Entre os principais sintomas estão tosse, chiado, falta de ar e sensação de opressão no peito. Alterações climáticas, poeira doméstica, mofo, pólen, cheiros fortes, pêlos de animais, gripes e resfriados, fumaça, fumo passivo e ingestão de alimentos ou medicamentos estão entre os agentes desencadeadores dos sintomas.

Da Agência USP de Notícias