Hospital Regional do Vale do Paraíba terá novas alas de pediatria e diálise

Investimento de R$ 9 milhões do governo estadual possibilitou a modernização da unidade de Taubaté

qui, 21/08/2008 - 8h01 | Do Portal do Governo

O governo estadual paulista investiu mais R$ 9 milhões no Hospital Regional do Vale do Paraíba, situado em Taubaté. A liberação dos recursos permitiu ao hospital novos setores de pediatria e diálise. A ala pediátrica será referência, em toda a região, para casos de politraumatismo. A unidade contará com 31 leitos de internação, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros sete de pronto-atendimento. Destinam-se, entre outros casos, a crianças que nascem com problemas respiratórios ou insuficiência de peso.

O serviço de diálise funcionará num prédio recém-construído, anexo ao hospital. A unidade, com quatro andares, tem 20 máquinas de diálise e capacidade para realizar 1.560 sessões de terapia renal substitutiva por mês.

O hospital abriga, desde março, o Centro Estadual de Tratamento de Doenças Renais do Vale do Paraíba. O serviço pretende atender multidisciplinarmente os pacientes com comprometimento renal, a fim de evitar ou retardar a necessidade de diálise. Trata-se da primeira instituição do País a oferecer atendimento integral ao doente renal.

Medicina preventiva – Atualmente, a instituição tem capacidade para prestar serviço a 2 mil pacientes por mês e realizar de quatro a seis transplantes, além de oferecer 200 vagas para hemodiálise e 100 para diálise peritoneal (domiciliar). Para isso, conta com equipe formada por nefrologistas, cardiologistas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Há também uma rede de profissionais de outras especialidades, que poderá ser acionada em caso de necessidade.

Os pacientes são encaminhados ao Centro Estadual de Tratamento de Doenças Renais pelo Plantão Controlador da Diretoria Regional de Saúde, em Taubaté. Estima-se que exista na região demanda não atendida de aproximadamente 500 vagas. Pessoas que não encontravam tratamento ou tinham de buscar assistência em outros municípios podem agora ser acompanhadas de maneira global, pela mesma equipe médica, em todas as fases da doença.

“Com medicina preventiva e tratamento adequado, é possível retardar a evolução da doença renal e postergar, ou até evitar, que o paciente tenha de entrar em diálise ou se submeter a transplante”, afirma o nefrologista Paulo Luconi, coordenador do Centro.

Agilidade e segurança

O Hospital Regional do Vale do Paraíba de Tremembé ganhou também moderno serviço de informatização, que integra todos os seus setores com agilidade e segurança. O Sistema de Gestão Hospitalar Integrada permite a interação de funcionários, enfermeiros e médicos. Desta forma, o médico pode acessar o prontuário do paciente de qualquer computador da unidade.

A prescrição de medicamentos feita via prontuário eletrônico, acessado diretamente pelo funcionário responsável pela entrega ou aplicação do remédio. A rapidez ocorre também nas solicitações dos exames laboratoriais, tomografias, raio X e da hemodinâmica.

Cleber Mata e Manoel Schlindwein, da Assessoria do Palácio do Governo

(M.C.)