Hospital Pérola Byington apresenta resultado do estudo Bem-Me-Quer

Pesquisa atendeu mais de 2 mil pessoas e foi coordenada por equipe médica de apoio multiprofissional

ter, 24/03/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Parceria entre as Secretarias de Saúde e Segurança Pública, o Programa Bem-Me-Quer, do Ambulatório de Violência Sexual do Hospital Pérola Byington, atende vítimas de abuso e conta com equipe multidisciplinar capacitada para oferecer ajuda médica, realizar exame de corpo de delito, simplificar o processo de notificação às autoridades e poupar as vítimas de exposição demasiada.

O Hospital, localizado na zona central da cidade de São Paulo, apresentou o perfil das vítimas atendidas no ano passado: Das 2.330 pessoas assistidas, 1.103 (47,3%) eram menores de 12 anos de idade. Somadas, crianças e adolescentes de até 17 anos atingem 1.771, o equivalente a 76% do total de atendidos.

Os pais têm papel fundamental na prevenção e identificação dos casos de abuso e violência. É preciso estar atento às mudanças comportamentais da criança e não desconfiar do que elas contam. Recomenda-se aos pais estabelecer uma relação de confiança com os filhos e criar um espaço para que eles se sintam confortáveis em falar, sem medo de punição. O coordenador incentiva os parentes a acreditarem naquilo que suas crianças dizem: “Verbalizar uma situação de abuso já é bastante complicado para um adulto, imagine para uma criança ou um jovem”.

Em 2007, o programa recebeu 846 crianças de até 11 anos e outras 517 entre 12 e 17 anos. “Aqui, as pessoas discutem mais o assunto e, consequentemente, ficam mais atentas ao que pode acontecer às crianças. Desta forma, a família se sente mais segura para procurar ajuda”, afirma Jeferson Drezzet, coordenador do Programa Bem-Me-Quer.
 
Da Secretaria da Saúde