Hospital Pedreira realiza campanha para arrecadar leite materno

Ação também pedirá frascos de vidro para armazenamento; dificuldades em manter estoque de recipientes compromete coleta

qui, 01/08/2019 - 14h08 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (1º), começa a Semana Mundial de Aleitamento Materno e segue até quarta-feira (7). A iniciativa, realizada em mais de 100 países, é um período de conscientização sobre a importância da doação de leite materno. Porém, muitas vezes, estas doações acabam deixando de lado um item muito importante – o recipiente necessário para armazená-lo.

O Banco de Leite do Hospital Geral de Pedreira, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), é uma das unidades que necessita de doações de frascos de vidro com tampas plásticas, para atender mães e recém-nascidos. A maternidade do hospital é referência para atendimento na zona Sul de São Paulo.

“Além das doações de leite materno, que são sempre necessárias, precisamos que a população doe estes frascos, que são esterilizados e acondicionam o leite pasteurizado”, explica a nutricionista clínica Bruna Peiker de Oliveira, responsável pelo Banco de Leite da unidade.

Manter o estoque de recipientes é uma dificuldade enfrentada pela maioria dos bancos e a falta deles compromete a coleta das doações. “Os potes de vidro são fornecidos para as mães coletarem o leite em casa e, na maioria das vezes, muitos não retornam ao hospital. Por isso estas doações são tão importantes”, afirma.

A importância da doação no inverno

Durante o período de férias e inverno, é comum a queda no volume de doações. Assim, a campanha busca também conscientizar as mães da necessidade de doarem o excedente de leite e não jogá-lo fora. O estoque do Banco de Leite do Hospital Pedreira é suficiente para atender a atual demanda da unidade, porém, novas doações já são necessárias para que o atendimento dos bebês não seja comprometido.

No local, além da captação, tratamento e doação de leite materno, é oferecido também suporte multiprofissional para mães, bebês e orientações às doadoras sobre diversos temas, como coletar o leite em sua residência, por exemplo.

“Sempre lembramos que, dependendo da disponibilidade, retiramos o leite coletado em domicílio, caso as doadoras não possam se dirigir ao banco. A saúde e até a sobrevivência de várias crianças depende das doações de leite materno, que possui nutrientes e anticorpos imprescindíveis para a saúde do recém-nascido”, explica a nutricionista.

As interessadas em doar leite, ou frascos de vidro com tampas plásticas, podem entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Geral de Pedreira, pelo telefone (11) 5613-5900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O endereço é Rua João Francisco de Moura, 251 – Vila Campo Grande, São Paulo.