Hospital Mário Covas tem a melhor Idéia Saudável do Estado

Unidade ganhou premiação da Secretaria de Estado da Saúde, na quinta-feira, 26

ter, 31/07/2007 - 10h07 | Do Portal do Governo

Uma simples idéia de um funcionário, que já surtiu efeito e pode ser ampliada para outros locais. Esse é o princípio básico de projeto lançado pela Secretaria de Estado da Saúde para “oxigenar” o atendimento à população por todo São Paulo. Chamado de “Idéia Saudável”, o projeto acaba de premiar pela primeira vez as nove melhores idéias que funcionários tiveram para aprimorar o atendimento à população, otimizar suas rotinas e de colegas ou organizar unidades de saúde.

Na última quinta-feira, 26, a Secretaria entregou prêmios aos nove melhores projetos, três de cada categoria_ Atendimento ao Cidadão, Gestão de Recursos Humanos, Organização de Serviços. E o Hospital Mário Covas, de Santo André, que concorreu com outros 43 projetos, foi o grande vencedor_ ganhou Atendimento ao Cidadão, a principal categoria. O projeto ensinou seus funcionários a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille. Desta forma, cegos e surdos que chegam ao hospital são atendidos sem dificuldades rotineiras.

A Secretaria reúne cerca de 90 mil funcionários, com 63 hospitais pelo Estado. Todos foram convidados a participar. Setenta e nove trabalhos, de 27 unidades, foram inscritos.
Na categoria Organização de Serviços o vencedor foi o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, localizado em Mogi das Cruzes_ a unidade implantou o Classificação de Riscos. Colocado em prática por enfermeiros, projeto melhora a assistência prestada a paciente de urgência e emergência. Ao chegar ao pronto-socorro o paciente é analisado e o atendimento acontece seguindo prioridade, separados por cores: vermelho, amarelo e verde. O diferencial é que a pessoa recebe explicação sobre seu caso e os que estão à frente.

Já na categoria Gestão de Recursos Humanos o Hospital Regional de Assis foi o vencedor. Funcionários da Secretaria mobilizaram os colegas de outras unidades e organizaram um campeonato esportivo anual.Todas unidades da pasta participam e mobilizam milhares de funcionários, que jogam vôlei e futebol, masculino e feminino.

“O prêmio é inovador. Reconhecer um trabalho feito por funcionários que melhora a qualidade do serviço prestado é muito importante. O objetivo é implantá-los em todas as unidades”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Os projetos apresentados foram julgados por comissões da Secretaria de Estado da Saúde.  Cada trabalho foi avaliado por seis jurados. Veja abaixo a relação dos primeiros e segundos lugares de cada categoria. A entrega dos prêmios foi realizada no Masp.

Em cada categoria os vencedores receberam um computador (para o hospital) e laptops (para os funcionários). Os segundos colocados tiveram viagens custadas ao Rio de Janeiro. Os terceiros ganharam viagens para colônias de férias.

Categoria: Atendimento ao cidadão

1º lugar – Hospital Estadual Mário Covas

Atendimento aos deficientes auditivos e visuais. Ensinamento de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Braille aos funcionários. Com isso, deficientes que chegam ao hospital ganham no atendimento.2º lugar – Hospital Estadual de Bauru

Em parceria com escola estadual do município, uma equipe do hospital iniciou conscientização sobre a importância das doações de córneas e órgãos. Os alunos do ensino fundamental responderam questionários e participaram de palestras.

Categoria : Gestão de RH

1º lugar – Hospital Regional de Assis

Criação de um campeonato que abrigue todos os funcionários da Secretaria, com práticas esportivas e, assim, melhoria da qualidade de vida. O campeonato mobiliza centenas de servidores, com futebol e vôlei (masculino e feminino).2º lugar – Hospital Estadual de Bauru

Implantação de um ambulatório específico para o atendimento de seus funcionários e dependentes, com equipe multidisciplinar, em dias e horários pré-determinados, para que todos, independentemente da escala de trabalho, tenham acesso: clínica geral, pediatria e ginecologia.

Categoria: Organização de Serviços

1º lugar – Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo

Com a implantação do modelo de Classificação de Riscos ,realizado por enfermeiros, houve melhoraria da assistência prestada a paciente de urgência e emergência no pronto socorro. Os pacientes são divididos por cores e sabem quem ganha prioridade, de acordo com o caso2º lugar – Hospital Brigadeiro

Reestruturação Física e Lógica efetuada na rede de computadores. Desenvolvimento de uma rede de computadores que possibilitou melhores condições de trabalho aos funcionários do hospital. A implantação do novo sistema possibilitou amplo domínio dos fluxos de informações e dados, garantindo a tomada de decisões da camada estratégica com maior embasamento de dados e estatísticas. Com a reestruturação da rede de computadores foi possível proporcionar uma melhor qualidade de trabalho para todos os funcionários.

Da Secretaria da Saúde