Hospital Mário Covas inaugura novos serviços para aprimorar reabilitação

Miniquadra de basquete, simulação de atividades da vida diária e comunicação diferenciada para surdos-mudos e cegos são algumas das inovações

dom, 01/04/2007 - 15h35 | Do Portal do Governo

A ampliação de atividades e de espaços vai aprimorar o tratamento de pacientes com limitação física (ortopédica ou neurológica) no Centro de Reabilitação do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, na Grande São Paulo. Quatro novos serviços foram incorporados: a área externa ganhou miniquadra de basquete; o treinamento de Atividades de Vida Diária (AVDs) agora tem sala exclusiva para exercícios; a Estomatologia (medicina oral) passou a oferecer serviços para pacientes especiais; e a comunicação inclusiva presta atendimento diferenciado a surdos-mudos e aos cegos. A inauguração ocorreu no dia 28.

“Queremos que os pacientes saiam totalmente reabilitados para as tarefas do dia-a-dia”, deseja a fisioterapeuta Isabelle Martins Squarcino.

A miniquadra de basquete soma-se a outros instrumentos terapêuticos existentes na área externa do hospital. O intuito é recuperar movimentos de membros superiores e inferiores, empregados em escadas, rampas e pista para caminhada, como as existentes nas cidades.

O espaço permite treinar pacientes submetidos a cirurgias de ombros e de pernas, portadores do mal de Parkinson, doentes cardíacos, mulheres operadas de câncer de mama e portadores de próteses, entre outros.

Os exercícios são feitos com auxílio de bolas, bambolês e cones. O novo espaço externo permite atendimento mais humanizado e socialização entre os pacientes, avalia Isabelle Squarcino. Serão realizados cerca de 900 atendimentos por mês.Vida diária – Na nova sala de treinamento de AVDs trabalha-se a recuperação de funções ortopédicas e neurológicas que o paciente emprega em sua casa. A sala simula um ambiente doméstico, no qual a pessoa viverá situações relacionadas a alimentação, higiene pessoal, vestuário, escrita e mobilidade. Tem geladeira, televisão, computador, vaso sanitário, barras para transferência, cabideiro e até videogame com joystick adaptado, explica a terapeuta ocupacional Renata Cristina Bianco.

O objetivo do espaço é orientar os portadores de deficiência a levarem uma vida menos dependente dos familiares na residência. A capacidade da assistência é de até 20 pacientes por mês.Lesão bucal – O serviço de Estomatologia pretende acompanhar o paciente que sofreu lesões na boca e áreas próximas, resultantes de doenças agressivas e erupções decorrentes de tratamentos intensos (como quimioterapia e radioterapia) em adultos ou crianças.

Um completo consultório odontológico foi montado no hospital, para atender quem tem qualquer complicação após tratamento de câncer. Será aplicado laser terapêutico, de baixa potência, para corrigir lesões da mucosa bucal ou do complexo maxilomandibular. Outros procedimentos, como tratamento de cáries e remoções dentárias, também serão feitos no local.

Esse serviço de medicina oral para pessoas com câncer é pioneiro na região do Grande ABC, e beneficiará cerca de 250 pacientes. De acordo com a estomatologista Elienai Jesus da Silva, os doentes mais visados são os oncológicos e os que estão na UTI, mas a equipe multidisciplinar, composta por dentistas, médicos e nutricionistas, atuará também na prevenção, orientando sobre os cuidados com a higiene bucal.

Ao percorrer diariamente os leitos, o grupo informará os pacientes sobre os cuidados com a boa alimentação, e avaliará possíveis lesões bucais. Após a alta, o acompanhamento especializado poderá ocorrer no ambulatório.

“É um grande avanço na reabilitação de pacientes com câncer. Com o novo serviço, pretendemos reduzir o risco de infecções bucais, que podem prejudicar a alimentação dos pacientes e o próprio tratamento oncológico”, assegura o diretor do hospital, Geraldo Replé Sobrinho. Ele informau que a idéia é estender esse modelo de atendimento a outros pacientes especiais, como transplantados, renais crônicos e cardiopatas.Comunicação especial – A quarta inovação do Hospital Mário Covas é o serviço de intérprete aos pacientes surdos e mudos do Centro de Reabilitação, com o uso da comunicação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Quando um usuário surdo chega ao HEMC, a recepção aciona imediatamente a intérprete de Libras, Flávia Acciarito Piaiapara, para que a comunicação entre as partes seja estabelecida.

Para os cegos, a unidade de saúde providencia a transcrição em braile de todas as publicações do hospital. Alguns dos impressos tratam de manual de regras do HEMC, direitos dos pacientes e horários de visita.

As atividades da Estomatologia são introduzidas com o apoio da Fundação Salvador Arena, Dabi Atlante e DMC Equipamentos, que doaram os aparelhos. Reforma física e aquisição de equipamentos para os setores recém-inaugurados foram organizados pela diretoria e pelo Centro de Estudos do HEMC.

Serviço:

Hospital Estadual Mário Covas

Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321 – Santo André – Grande São Paulo

Telefone (11) 6829-5000

Da Agência Imprensa Oficial