Hospital Mário Covas ganha prêmio de qualidade

Governador Cláudio Lembo participou da cerimônia de entrega do certificado

ter, 17/10/2006 - 14h47 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual Mário Covas torna-se referência na saúde pública brasileira. Ele recebeu na tarde desta terça-feira (17), um certificado de qualidade que só dezesseis dos cerca de 6 mil hospitais brasileiros possuem.
A cerimônia contou com a participação do governador Cláudio Lembo e do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

“O Hospital Mário Covas transformou-se numa grande Academia de Medicina. Uma obra que demorou para acabar, mas que quando terminou, terminou em excelência, sendo um hospital-símbolo, de qualidade excepcional e um dos melhores do país”, destacou o governador.

Vinculado à Associação Paulista de Medicina e ao Conselho Regional de Medicina (Cremesp), o Programa de Controle de Qualidade do Atendimento Médico-Hospitalar (CQH) faz uma rigorosa avaliação da qualidade e excelência dos serviços hospitalares, incluindo controle de medicamentos, segurança do paciente, manutenção de equipamentos, uniformidade de procedimentos, treinamento de limpeza, sinalização do hospital e humanização do atendimento.

Com 15 anos de existência, o CQH é um programa de adesão voluntária que tem como objetivo a melhoria contínua e a busca da excelência nos serviços de saúde pública e privada. Pelo menos 176 hospitais e centros médicos de todo o país participam hoje dos treinamentos em busca do selo junto a APM-Cremesp. Uma vez obtido o certificado, a renovação é feita a cada dois anos.

“Tratar o paciente do serviço público de saúde com respeito e qualidade, além da realização constante de ações de humanização são alguns dos motivos que nos possibilitaram receber essa certificação”, afirmou o diretor do Hospital Mário Covas, Geraldo Reple Sobrinho.

A entrega do prêmio coincide com as comemorações de cinco anos do hospital, que é referência para todo o Grande ABC.

Com cerca de 300 leitos, dos quais 44 de UTI, a unidade realiza atualmente 14 mil consultas e 1,2 mil internações mensais, além de 80 mil exames, incluindo os mais sofisticados, como tomografia computadorizada, medicina nuclear, quimioterapia, litotripsia e hemodinâmica.

Desde 2001, foram quase 650 mil consultas ambulatoriais, mais de 2 milhões de exames e 26 mil cirurgias.

Manuela Sá