Hospital Leonor Mendes de Barros recebe da Unicef o título ‘Amigos da Criança’

Aviso de Pauta - Sexta-feira, dia 25

sex, 25/02/2000 - 14h09 | Do Portal do Governo

O secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, participa, nesta sexta-feira, dia 25, às 10 horas, da cerimônia de premiação ao Hospital Leonor Mendes de Barros, que receberá do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), o título de ‘Hospital Amigo da Criança’. A cerimônia acontecerá no anfiteatro dessa unidade.
Dirigido pelo Dr. Corintio Mariani Neto, o hospital, que já recebeu os cumprimentos do Ministério da Saúde, cumpriu os dez passos para o sucesso do Aleitamento Materno. Esse conjunto de ações foram idealizados e implementados juntamente com a Unicef e a Organização Mundial de Saúde (OMS), que no Brasil tem como Secretaria Executiva, a Coordenação da Saúde e Aleitamento Materno.
Entre os passos se incluem os seguintes: ter norma sobre este assunto, devendo ser rotineiramente transmitida a toda equipe de saúde: treinar profissionais da unidades, capacitando-os para implementar essa norma; informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento; ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto; mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos; praticar o alojamento conjunto, ou seja, permitir que as mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia: não dar bicos artificiais ou chupetas às crianças amamentadas através do seio, e incentivar a formação de grupos de apoio à amamentação para onde as mães devem ser encaminhadas, após receberem alta do hospital ou ambulatório.

Data: Sexta-feira, dia 25 de fevereiro de 2000
Horário: 10 horas
Local: Avenida Celso Garcia, 2477 – Belenzinho – São Paulo-SP