Hospital Leonor Mendes conta com UTI exclusiva para gestantes e puérperas

Oito leitos da nova ala do hospital localizado na zona leste de São Paulo foram entregues neste sábado

sáb, 10/01/2015 - 13h49 | Do Portal do Governo

Com investimento estadual de R$ 5,4 milhões, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, localizado na zona Leste da capital, foi entregue neste sábado, 10.

Com oito leitos, a UTI possui elevador exclusivo para transporte de pacientes em tratamento intensivo e aparelhos como monitor multiparamétrico, que permite monitoramento ininterrupto de pacientes, ventilador pulmonar, leitos hospitalares com grades e demais recursos.

Um dos oito leitos é de isolamento e poderá atender eventuais casos de infecção decorrente do parto. Toda a estrutura segue as normas estabelecidas em resolução federal.

“Aqui já tinha a UTI neo-natal, mas não tinha UTI materna, e nós queremos reduzir, ao máximo, a morte de mães em razão do parto e do puerpério. Então estamos inaugurando (segunda-feira já estará em funcionamento) uma UTI materna, voltada exclusivamente às mães, à gravidez de alto risco e aos casos mais graves”, disse o governador Geraldo Alckmin durante a entrega dos leitos.

O novo setor é a maior UTI adulta destinada exclusivamente às gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) da região leste, além de ser referência em atendimentos de alta complexidade relacionados a complicações no parto e gestação.

Com a nova UTI, o hospital terá condições de prestar atendimento completo às gestantes e puérperas na própria unidade, sem necessidade de regulação para outros serviços de saúde. O Hospital já dispõe de uma UTI neonatal com 14 leitos para atendimento aos recém-nascidos e prematuros e, com a UTI adulta, propiciará cuidados completos a mães e bebês.

Há 70 anos, o Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros presta atendimento ambulatorial e hospitalar em todas as fases de vida da mulher, da puberdade ao climatério (final do período reprodutivo) e realiza uma média de cinco mil partos por ano. A unidade também é referência no atendimento às mães usuárias de crack que estão em tratamento pelo programa Recomeço.

Do Portal do Governo do Estado