Hospital Interlagos cria grupo de lazer para idosos

Grupo participa de oficinas, discute questões à terceira idade e faz passeios turísticos

dom, 09/03/2008 - 11h21 | Do Portal do Governo

A partir da constatação de que os idosos chegavam ao Hospital e Maternidade Interlagos buscando não apenas alívio para as dores físicas (consultas, exames e remédios), mas alguém que os ouvisse e os ajudasse a ocupar o tempo livre, os profissionais da instituição criaram o Grupo da Melhor Idade. Quem se integra participa de oficinas, de debates e de passeios, e recebe tratamento médico mais intensivo durante um ano. Uma vez por semana, mede a pressão e faz testes preventivos de doenças específicas (osteoporose) antes de iniciar as atividades recreativas. 

“Ainda é comum o médico atender o paciente idoso e perceber que a queixa é mais por causa da solidão, falta de convivência, carência afetiva e necessidade de ser ouvido do que por questões médicas”, afirma Solange Aparecida da Silva Lamon, gerente do Ambulatório do Hospital, onde fica o chamado Espaço Terapêutico do Grupo. A iniciativa fez tanto sucesso que as inscrições abertas em fevereiro se esgotaram rapidamente. Havia 30 vagas, mas o Hospital aceitou 60 inscritos e, ainda assim, muitos ficaram de fora. “Isso evidencia a grande necessidade de espaços como esse”, ressalta Solange.

A gerente disse que o programa, iniciado em 2006, permitiu que essas necessidades fossem satisfeitas e que os idosos passassem a ter maior autonomia, mais disposição para se cuidar e até a saúde deles melhorou. Todos os participantes têm acompanhamento psicológico, nutricionistas, médicos e assistentes sociais, sob supervisão do hospital. A maioria dos idosos sofre de diabetes, hipertensão, colesterol e obesidade. Solange informa que o grande número de idosos freqüentadores do hospital se explica pelo fato de que antes o lugar era ocupado por um posto do INSS.

Sem tempo a perder

As demais atividades são feitas graças ao trabalho voluntário de profissionais do hospital e de outras parcerias. Oficinas de artesanato, aula de dança, pintura, ginástica, massagem e passeios dependem de encontrar pessoas dispostas a ajudar, diz a coordenadora Francisca Vieira Arruda. “Vale a pena fazer isso porque eles aproveitam ao máximo. Sabem que não têm mais tempo a perder”, constata Francisca. A professora Maria Lúcia dos Santos, da rede pública estadual de ensino, é uma das voluntárias. Para ensinar as idosas (no grupo atual só há mulheres) a fazer um pregador de EVA, a professora trouxe todo o material necessário (EVA, tesouras, pregadores, moldes, canetas). 

“Pensei em algo útil e fácil. O pregador enfeitado com o coelho da páscoa serve para ser colocado em embalagens de ovos de chocolate. Se acrescentar um ímã, serve para colocar lembretes na porta da geladeira. Assim fica fácil lembrar de consultas médicas, reuniões”, explica Maria Lúcia. Concentrada na feitura de seu pregador de EVA, Rosária Pereira, de 79 anos, diz que a oficina ajuda a se distrair um pouco. Viúva e mãe de dois filhos, conta que ficava só em casa, mas agora está gostando de tudo. Mesmo com diabetes, pressão alta e “ossos fracos”, Rosária cuida da casa sozinha e dos dois netos.

Aproveitando a vida – A possibilidade de conhecer gente nova, fazer amizade, foi o que motivou Marina Santos de Macedo, de 66 anos, a sair do bairro de Guarapiranga para participar das atividades. Mesmo sem a companhia do marido, que prefere ficar em casa, participa de todos os encontros e só falta se o “bico-de-papagaio” incomodar muito. Além de problema na coluna, Marina tem pressão alta. Diz que antes só trabalhava, agora quer aproveitar a vida. Com os filhos crescidos, diz que “qualquer diversão é bom e faz bem. Pular, brincar, de tudo a gente gosta”.

Marina conta que o passeio à empresa Wickbold foi o mais interessante. “A imensa cozinha e as máquinas fazendo o pão me lembraram meus tempos de cozinheira de creche”. Ela também gostou da ida à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) onde relembrou algumas regras básicas – atravessar as ruas na faixa de pedestre e só quando o farol estiver aberto. Os idosos e as crianças são as maiores vítimas de atropelamento, lembra Francisca. A Viação Cidade Dutra é quem cede os ônibus para os passeios.

SERVIÇO

Inscrições para o Grupo da Melhor Idade estão encerradas. Novo grupo será formado em fevereiro de 2009. Encontros ocorrem às quartas-feiras, das 13h30 (uma hora para os exames) até as 16h30 . Interessados (pessoas físicas e empresas) em prestar serviço voluntário podem ligar (11) 5666 6113.

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial