Hospital Geral do Grajaú ganha biblioteca para crianças internadas e familiares

Espaço deve beneficiar em média 300 pacientes por mês, seguindo as normas de segurança e prevenção da COVID-19

qui, 15/10/2020 - 12h29 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Saúde

O Hospital Geral do Grajaú inaugurou na última sexta-feira (9) uma biblioteca infantil exclusiva para crianças internadas na unidade e pais ou responsáveis. A iniciativa, que promete alegrar a rotina dos pacientes, contou com investimento de R$ 117,9 mil do Aché Laboratórios Farmacêuticos para a compra de livros, fantoches, fantasias e mobília, garantindo ambientação do espaço.

A expectativa é de que a leitura e o estímulo à criatividade beneficiem 300 pacientes mês, considerando a média de atendimento da unidade. A iniciativa prevê uma agenda contínua de atividades que serão desenvolvidas na biblioteca, como contação de histórias, jogos e teatro com fantoches, contemplando também a capacitação pedagógica de profissionais envolvidos no atendimento às crianças.

Para os menores, chocalhos, blocos de encaixe e jogos de memória são alguns dos brinquedos disponíveis para estimular o desenvolvimento motor e assim, contribuir para que tenham vivências diferentes da rotina hospitalar.

Leitura

A ação tem como objetivo estimular a leitura para crianças de zero a oito anos e faz parte do projeto “Pequenos Grandes Leitores”, criado em 2013 pela empresa Laranjeira Cultural. O projeto atua em 80 unidades entre Hospitais, Escolas e Apaes em todo o estado e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural).

“A equipe pedagógica foi escolhida pelo setor de humanização e contempla enfermeiras, psicólogas, professoras, atendentes sociais e voluntários da nossa equipe de funcionários do Hospital Geral de Grajaú. Ao todo, cerca de 06 pessoas estarão envolvidas diretamente com a biblioteca”, salienta a coordenadora do Serviço Social do Hospital Geral de Grajaú, Railda Carone.

A capacitação profissional da equipe hospitalar é realizada pela Laranjeira Cultural em conjunto com pedagogos e profissionais especializados nas áreas de leitura e educação. A seleção dos livros, que envolve diversas narrativas, gêneros textuais e temas, é feita também pela empresa. Conforme Marcia Tedesco Dal Secco, gerente de Comunicação e Sustentabilidade do Aché, “a iniciativa trouxe motivação e interação para as crianças, além de garantir mais leveza ao ambiente hospitalar e ao tratamento contínuo, levando conforto às famílias”.

O Aché Laboratório Farmacêuticos foi fundado há 53 anos e está entre as maiores corporações farmacêuticas do Brasil. É focado em inovação e excelência operacional e disponibiliza ao mercado produtos com reconhecida qualidade, inovadores e acessíveis. Com 5.000 colaboradores, a empresa possui cinco polos industriais e um portfólio com 357 marcas.