Hospital Geral de Pedreira oferece tratamento especial a bebês prematuros

Ofurô, rede e 'mão terapêutica' acalmam prematuros em unidade de saúde na zona sul da capital

qui, 10/03/2016 - 10h30 | Do Portal do Governo

Bebês prematuros nascidos no Hospital Geral de Pedreira, unidade da Secretaria da Saúde administrada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), na zona Sul da capital paulista, estão recebendo tratamento especial na UTI neonatal. Chamada de “Toque que Transforma”, a iniciativa reúne o método canguru, rede, mão terapêutica, além do banho de ofurô, o chinelinho para os bebês e o horário do psiu.

No procedimento chinelinho para os bebês, uma foto do recém-nascido com um chinelinho no pé é tirada pela equipe da UTI e anexada a um texto motivacional, na parte externa da incubadora. Desta forma, os pais notam que um cuidado individualizado está sendo oferecido para seus filhos.

Já o método canguru promove o contato precoce entre a pele do recém-nascido e a pele dos pais. Outra medida utilizada também é o banho em ofurô, que permite um relaxamento da criança. O uso da rede e da mão terapêutica destacam-se na iniciativa. A primeira consiste em uma rede similar à de balanço na qual o bebê permanece na incubadora, reproduzindo, em certo nível, o ambiente que o recém-nascido tinha no útero materno.

Já a mão terapêutica é um travesseiro infantil projetado para imitar o tamanho, peso, toque e a sensação da mão e antebraço da mãe para ajudar o prematuro com conforto, apoio e proteção. Antes de ser utilizado pelo bebê, o travesseiro permanece um tempo com a mãe, que a mantém em contato com sua pele para que fique com seu cheiro. Ambas proporcionam conforto, diminuem o índice de estresse da criança, simulam movimento materno e diminuem o gasto energético decorrente do choro e agitação.

Segundo estudos, quando aliada aos cuidados médicos, a iniciativa promove diversos benefícios, como o aumento de peso, diminuição do risco de infecção, tempo de internação e do estresse do recém-nascido, além de estimular o aleitamento materno e o vínculo entre a mãe e a criança.

Do Portal do Governo do Estado