Hospital Estadual recebe ‘Oscar’ por humanização no atendimento a crianças

Hospital Guilherme Álvaro, na Baixada Santista, é reconhecido pelo Ministério da Saúde com o Prêmio Nacional Fernando Figueira

seg, 26/11/2007 - 14h53 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual Guilherme Álvaro, da Secretaria de Estado da Saúde, tem o melhor atendimento humanizado a crianças da região sudeste do Brasil. É o que garante o Prêmio Nacional Fernando Figueira, do Ministério da Saúde, espécie de “Oscar” do setor que será entregue em dezembro à instituição, referência da rede pública na Baixada Santista.

Realizado desde 2004, a premiação reconhece trabalhos de qualidade realizados por hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Foram escolhidos os cinco melhores projetos de humanização nas cinco regiões brasileiras.

Entre as práticas de humanização desenvolvidas pelo Guilherme Álvaro estão a Pet Terapia (contato das crianças com cães para fins terapêuticos), Mãe-Canguru, Mãe-Participante (presença da mãe na UTI por integral), brinquedoteca e visita de menores de 12 anos aos irmãos internados, inclusive na terapia intensiva.

Com a certificação inédita, o hospital receberá uma placa e R$ 15 mil em dinheiro, que serão revertidos no aprimoramento da humanização pediátrica. O Guilherme Álvaro é o primeiro “Hospital Amigo da Criança” do Estado de São Paulo, reconhecido desde 1991 pelo trabalho de incentivo ao aleitamento materno.

“O prêmio reconhece o esforço dos profissionais que prestam atendimento, suporte e acolhimento às crianças, comprovando a qualidade do trabalho realizado. É um incentivo para que possamos aprimorar ainda mais o serviço, tornando-o cada vez mais humanizado”, afirma o diretor do hospital, Alberto Bedulatti Cardoso.

O Hospital Estadual Guilherme Álvaro fica na rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão, em Santos.

Da Secretaria Estadual da Saúde

(C.C.)