Hospital Estadual Leonor Mendes Barros recebe título ‘Hospital Amigo da Criança’ do Unicef

(Com fotos) - É o primeiro hospital da região metropolitana de São Paulo a receber este título

sex, 25/02/2000 - 17h28 | Do Portal do Governo

O hospital e maternidade estadual Leonor Mendes de Barros, localizado no bairro do Belenzinho, zona Leste da capital paulista, recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 25, do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), o título de ‘Hospital Amigo da Criança’.
O prêmio foi concedido pela implantação do programa de Aleitamento Materno, feito em parceria com o Unicef e a Organização Mundial de Saúde (OMS), que no Brasil tem como Secretaria Executiva, a Coordenação da Saúde da Criança e Aleitamento Materno.
O Leonor Mendes de Barros é o primeiro hospital da região metropolitana de São Paulo a receber este título. Este prêmio já foi dado a mais de 10 mil hospitais em todo o mundo, sendo alguns deles em 140 cidades brasileiras.
A cerimônia contou com as presenças do secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, representando o governador Mário Covas, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Lila Covas.
Para Guedes, o título representa uma grande conquista. ‘O Estado tem interesse em reduzir a mortalidade infantil e a amamentação natural tem de ser valorizada pela população e pelos médicos’, disse o secretário destacando a importância do aleitamento materno que evita doenças como a diarréia. Ele ressaltou o esforço do hospital na luta contra o desaleitamento materno pregado por algumas empresas alimentícias. ‘Com visão nas vendas é grande a propaganda de indústrias que incentivam a mulher a parar de amamentar’, criticou.
O aleitamento materno é recomendado pelos especialistas até os seis meses de idade e, se possível, até os dois anos de vida. Além de assegurar a saúde da criança, também estreita o vínculo entre mãe e filho. O uso de mamadeira também é criticado pelos médicos. Mesmo para as mães que trabalham, e precisam retornar após a licença maternidade, a doutora Maria José Guardia Mattar, coordenadora do Banco de Leite do Hospital Leonor Mendes de Barros, recomenda que o leite deve ser dado a colheradas. ‘Nunca se deve usar bicos artificiais porque distancia o vínculo da mãe com o filho’, explica a médica.

Programa

O hospital cumpriu os dez passos previstos no programa, como ter norma escrita sobre este assunto, devendo ser rotineiramente transmitida a toda equipe de saúde; treinar profissionais da unidade, capacitando-os para implementar essa norma; informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento; ajudar as mães e iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto. Mostrar as mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos. Praticar o alojamento conjunto, ou seja, permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia; não dar bicos artificiais ou chupetas às crianças amamentadas pelas mães e incentivar a formação de grupos de apoio à amamentação para onde as mães devem ser encaminhadas após receberem alta do hospital ou ambulatório.
Para Lila Covas a maternidade Leonor Mendes de Barros se destaca pelo trabalho de atendimento que faz aos recém-nascido, como o programa Canguru (sistema que os pais ficam amarrados aos filhos para sentir de perto o contato do corpo da criança). Lila disse que vem se esforçando, ao lado do governador Covas, para acelerar os trabalhos na área social que estão atrasados. Ela também ressaltou o grande apoio que vem recebendo da sociedade em projetos de parcerias. Em breve o Fundo irá entregar um veículo ao hospital que irá fazer a coleta domiciliar de leite.
‘O Governo do Estado está de parabéns por ampliar o acesso a saúde da mulher e da criança’, afirmou o diretor de política do Ministério da Saúde, Cláudio Duarte. Ele disse que o trabalho de aleitamento materno desenvolvido pelo Leonor Mendes de Barros representa um movimento de humanização e acolhimento das crianças.