Hospital estadual inaugura centro de bioengenharia

Local vai concentrar as atividades de bioengenharia do hospital Dante Pazzanese

qua, 12/08/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O hospital estadual Dante Pazzanese, da Secretaria da Saúde, inaugurou nesta quarta-feira, 12, o seu Centro de Engenharia do Sistema Cardiovascular. Com R$ 250 mil em investimentos, o espaço, de 400 metros quadrados, foi reformado e adaptado para concentrar as atividades de bioengenharia da instituição. 

No local há ala específica para cirurgias experimentais, setor de construção de protótipos, salas de montagem e avaliação e máquinas de prototipagem, a serem adquiridas a partir de agora para construção de simulações de aparelhos de sistemas de implantes. 

Também nesta quarta-feira foi assinado termo de cooperação técnico-científico entre o Dante Pazzanese, a Fundação Adib Jatene e o Hospital do Coração para acelerar o desenvolvimento de projetos de bioengenharia no hospital. Para isso o HCor irá investir R$ 3 milhões nos próximos três anos. 

Um dos projetos beneficiados será o do primeiro coração artificial auxiliar implantável com dois ventrículos do país, desenvolvido pelo Dante, e que deverá entrar na fase de testes clínicos com humanos a partir do próximo ano. O aparelho dará sustentação de vida aos pacientes com o coração extremamente debilitado e que precisam de um transplante, até que surja um doador compatível. 

Este coração artificial é diferente dos outros existentes no mundo. Ele não substitui o coração natural, mas trabalha junto com ele. O órgão mecânico oferece reforço ao natural, que permanece no paciente. Atualmente os testes são feitos em bezerros. 

Outro projeto que será priorizado no novo centro é o desenvolvimento da bomba de sangue centrífuga semi-implantada, um equipamento que oferecerá uma espécie de ajuda temporária aos pacientes submetidos a cirurgias cardíacas complexas, auxiliando no bombeamento do sangue do ventrículo esquerdo para a raiz da artéria aorta até que o coração se recupere. 

“Vamos investir no desenvolvimento de tecnologias nacionais para beneficiar o paciente cardíaco e reduzir custos com importação. Este novo centro e a parceria com o HCor são fundamentais para acelerar esses projetos”, diz o diretor da divisão de Bioengenharia do Dante Pazzanese, José Francisco Biscegli. 

Da Secretaria da Saúde