Hospital estadual Guilherme Álvaro será reformado e modernizado

Objetivo é melhorar a qualidade da assistência oferecida à população; também serão contratados funcionários; veja como fica o atendimento durante as obras

seg, 29/02/2016 - 16h55 | Do Portal do Governo

O Hospital Guilherme Álvaro, incluindo o seu pronto-socorro, será reformado e modernizado. As obras começam nesta terça-feira (1º de março) e o objetivo da Secretaria de Estado da Saúde é adequar o setor e melhorar a qualidade da assistência oferecida à população. O investimento total do Governo do Estado será superior a R$ 30 milhões.

Referência de atendimento para os nove municípios que compõem a região da Baixada Santista, sobretudo em oncologia clínica e cirúrgica para adultos e em partos de alto risco, o Hospital Guilherme Álvaro realiza, em média, dois mil atendimentos por mês somente em seu pronto-socorro.

Na primeira fase da obra será realizada a reformulação das áreas de observação masculina e feminina e dos leitos de isolamento, além de pintura geral. Também serão reformados os banheiros, com a troca de azulejos, pisos, louças e metais.

A segunda fase incluirá obras maiores de reforma e modernização do PS, ambulatório, portaria e centro cirúrgico, além da adequação do centro obstétrico. No total, 4.005 metros quadrados do HGA serão reformados. A previsão é que as obras sejam concluídas em três anos.

Reforço de pessoal
Também serão contratados mais 110 funcionários, dos quais 20 enfermeiros, 10 fisioterapeutas, 74 técnicos de enfermagem e seis oficiais de saúde. Atualmente, a unidade hospitalar conta com 1,3 mil profissionais.

Os novos funcionários são remanescentes de concursos públicos já realizados e serão chamados pelo setor de RH nos próximos dias para escolha de vaga e definição de jornada de trabalho. A expectativa é que estejam atuando até junho deste ano.

Veja como será o atendimento durante as obras
Durante a reforma, em razão da limitação do espaço físico, o atendimento realizado no PS do Guilherme Álvaro será readequado para garantir assistência aos casos mais graves e gravíssimos, sobretudo de pessoas levadas pelos serviços de Resgate e Samu e daquelas encaminhadas ao local por outros serviços de saúde via central de vagas.

Além disso, as gestantes de alto risco ou em trabalhado de parto e pacientes da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer e do pós- também terão assistência garantida no PS do hospital, caso seja necessário.

Já os casos de baixa complexidade, conforme acordo já firmado com os municípios da região, serão absorvidos pelas unidades de saúde municipais (conforme lista que segue abaixo).

Abaixo, seguem as unidades, divididas por municípios, que serão referência de atendimento para os casos avaliados como de baixa complexidade:

Santos:
P.S. Central – Av. Cláudio Luiz da Costa, 208, Embaré
P.S. Zona da Orla/Intermediária – Praça Visconde de Ouro Preto, s/n, Macuco
P.S. da Zona Noroeste – Rua Agamenon Magalhães, s/n, Castelo

Praia Grande:
P.S. Central – Av. São Paulo, 1014, Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce)
P.S. Quietude – Av. Ministro Marcos Freire, s/n, Quietude
UPA Doutor Charles Antunes Bechara – Av. Corretor de Imóveis, s/n, Samambaia

Cubatão:
P.S. Central – Av. Nove de Abril, 2800 –Vila Nova
UPA – Rua João Veiga, s/n, Parque São Luiz

Peruíbe:
UPA – Av. Luciano de Bona, 2055, Centro
PS. de Peruíbe – Av. São João, 438

São Vicente:
Unidade de Emergência – Av. Dr. Esmeraldo Soares Tarquínio Campos Filho, s/n, Parque das Bandeiras
CREI – Unidade Emergencial de Humaitá
CREI – Unidade Emergencial da Cidade

Guarujá:
P.S. Santo Amaro – Rua Quinto Bertoldi, 40, Vila Maia
UPA  Rodoviária – Av. Santos Dumont, 995
UPA  Enseada – Av. Dom Pedro I, s/n
UPA  Vicente de Carvalho – Rua São João, 111, Pae cará
UPA  Perequê – Estrada Bertioga, Km 08

Itanhaém:
UPA – Rua José Ernesto Bechelli, s/n, Jardim Sabaúna

Mongaguá:
P.S. Agenor de Campos  – Av. Nossa Senhora de Fátima, 200, Agenor de Campos
P.S. Central – Av. São Paulo, 3288, Vera Cruz

Pedro de Toledo:
P.S.  – Av. Coronel Raimundo Vasconcelos, 365, Centro

As informações são da Secretaria de Estado da Saúde.

Do Portal do Governo do Estado