Hospital Estadual de Santos dispõe de moderno serviço de hemodinâmica cardíaca

Nova ala inaugurada no Guilherme Álvaro possibilita a realização de exames para diagnóstico cardiovascular e neurológico

qui, 22/03/2007 - 11h10 | Do Portal do Governo

A Baixada Santista já dispõe de moderno serviço de hemodinâmica cardíaca pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foi inaugurado pela Secretaria da Saúde, no dia 16, no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, em Santos.

A nova ala possibilita  a realização de exames para diagnóstico cardiovascular e neurológico e beneficia cerca de 80 pacientes. São procedimentos como cateterismo, angioplastia e implante de stent no coração ou em vasos periféricos, além de embolização para corrigir malformações vasculares. Inclui, ainda, exames de diagnóstico de possíveis problemas vasculares no sistema nervoso central.

O Guilherme Álvaro é o primeiro hospital público do litoral paulista a ter o serviço. Além dele, apenas cinco instituições da capital e uma de Sorocaba oferecem a realização desses exames gratuitamente. A criação da ala em Santos é resultado de parceria entre a Fundação Lusíada, que cedeu o equipamento, e a secretaria, que reformou o espaço físico e capacitou os profissionais. Serão repassados cerca de R$ 120 mil mensais para o seu funcionamento, com capacidade para atender até cem pacientes por mês. O Hospital Estadual Guilherme Álvaro fica na Rua Oswaldo Cruz, 197 – Boqueirão, em Santos.

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)